Calcario agricola reduz perda potassio

 

Como diminuir a lixiviação do cloreto de potássio? Calcário agrícola



Olá pessoal!
Existem várias formas de manejo para evitar a perda de potássio por lixiviação, já escrevi um artigo sobre isso. Clique aqui para ler.

Uma forma eficaz de evitar a lixiviação do potássio, e ao mesmo tempo aumentar a sua disponibilidade.

É por meio do calcário agrícola.

De acordo com a literatura a faixa ideal do pH, para a maioria das culturas está entre 6,0 e 6,5. 

Isso significa que a maior parte dos nutrientes, apesar de estar presente no solo não será disponibilizado totalmente para planta, em razão do pH interferir nesta disponibilidade.

O que vejo no campo com certa frequência é o produtor comprar adubo caro, aplicar este adubo, e não obter a produtividade esperada.

Observe o quanto o pH influencia a disponibilidade de potássio para a planta.

Ao realizar um estudo (CAIRES et al., 1998),  analisou a influência da aplicação do calcário agrícola e gesso no teor de potássio.


Foi observado após doze meses, o calcário agrícola aplicado superficialmente proporcionou aumento no teor de potássio na camada de 5-10 cm de profundidade.

Assim, demonstrado que a calagem  reduz as perdas de potássio por lixiviação. 

Tal efeito pode estar associado ao aumento das cargas variáveis negativas, que estão associadas ao aumento do pH ocasionado pelo calcário agrícola, ou seja o aumento da CTC efetiva do solo. 

Neste caso, a carga antes ocupada por H+, estaria livre e seria ocupada por K+, aumentando, assim, o teor de K trocável na camada superficial do solo.

Nesse mesmo estudo, realizado por (CAIRES et al., 1998) ao aplicar gesso agrícola superficialmente após quatro meses de aplicado o calcário agrícola.

Constatou que a aplicação de gesso agrícola, após oito meses, aumentou os teores de cálcio em todo o perfil do solo e provocou lixiviação de magnésio e potássio das camadas superficiais (0 a 20 cm) para as mais profundas.

Assim, neste estudo o calcário agrícola pode contribuir para a redução da lixiviação de potássio, mas não eliminou o movimento proporcionado pelo gesso agrícola.

Isso ocorreu, pois o cálcio do gesso agrícola fica na CTC do solo e desloca o potássio para a solução do solo ocorrendo a lixiviação do potássio. 

Ao mesmo tempo, o sulfato presente no gesso agrícola está na forma aniônica.

E quando o sulfato negativo junta com o potássio positivo, o potássio é lixiviado para as camadas mais profundas do perfil do solo.

Outro estudo mostra a importância do calcário agrícola na disponibilidade de K (Oliveira et al., 2001).


Seu estudo demonstrou o cloreto de potássio aplicado em doses elevadas na cultura da soja, e a falta de produtividade parte da cultura, devido as interações com o Ca e o Mg.

O calcário agrícola influenciou na disponibilidade do K no solo, principalmente quando a relação (Ca+Mg)/K está desequilibrada.

Dessa forma, aplicar grandes quantidades de cloreto de potássio não significa aumento de produtividade na soja.

Bom pessoal, dessas informações. Fica a pergunta.

Você profissional, consultor das ciências agrárias. Nas propriedades rurais que vocês prestam consultoria.

Tem se atentado para a calagem, para obter boas respostas com o cloreto de potássio nas culturas agrícolas?

Deixe sua resposta nos comentários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato