O que fazer para aumentar a eficiência do calcário agrícola? Fazer a incorporação no solo.
Olá pessoal!
A resposta para essa pergunta, é o fato do calcário agrícola ter uma baixa mobilidade no solo, assim é essencial a incorporação.
Essa é nossa estratégia para ter um solo fértil, é ter um perfil do solo corrigido em profundidade.
Isso é um dogma, um solo que não tem limitações químicas e físicas, e tem nutrientes disponíveis para o crescimento das raízes da planta.
O resultado será uma planta, mais sadia e com maior produtividade.
Principalmente, em anos que a chuva não foi bem distribuída ao longo da safra ou que ocorreu um veranico.
E nesse momento que um perfil de solo bem construído, ou seja, fértil faz a diferença na produção.
Você pode ter comprado o calcário agrícola Filler, quando faz aplicação sem incorporar no solo.
O resultado é uma menor eficiência na correção da acidez em profundidade no perfil do solo.
Ao aplicar calcário agrícola e incorporar. A tendência é de calcarear em intervalo de tempo maior, pois será mais efetivo, devido a incorporação no solo.
Este artigo, realizado em um Argissolo de textura média, mostrou o fato de incorporar o calcário agrícola antes da implantação do sistema plantio direto, neutralizou a acidez em profundidades maiores, e mostrou-se mais eficiente que a aplicação superficial.
A aplicação superficial do calcário agrícola teve uma efetiva alteração no perfil do solo na camada de 0 a 10 cm (KAMINSKI et al., 2005).
Esse outro artigo, avaliou as características químicas de um solo Latossolo Vermelho-Escuro após cinco anos de uso de três sistemas de preparo para o plantio.
Mostrou a maior concentração de Ca e de Mg no plantio direto, nos primeiros 5 cm da camada arável, mostrando uma real concentração destes elementos na camada superficial do solo.
Esta concentração de elementos na camada superficial do solo é decorrente da calagem feita no quarto ano de cultivo, sem incorporação do calcário agrícola (SILVEIRA et al., 2000).
Observou até onde o calcário aplicado sem incorporação no solo tem efeito?
Agora, se a sua área tem o sistema plantio direto consolidado o modo de realizar a calagem é o superficial sem incorporação no solo.
A análise química do solo é referente a camada de 0 a 10 cm. Veja essa recomendação da EMBRAPA.
Justamente para não revolver o solo, e dessa forma preservar a matéria orgânica.
O que pode acontecer na prática, é no talhão em que o plantio direto está estabelecido, ocorrer um problema com a compactação do solo.
Já abordamos sobre o prejuízo que a compactação causa em relação a adubação no artigo, O que fazer para economizar na adubação? Reduzir a compactação do solo.
E agora, o que fazer em uma área de plantio direto com solo compactado?
Geralmente o pessoal irá realizar a subsolagem da área com o escarificador, subsolador ou arado de aiveca.
A escarificação e subsolagem pode ser nas profundidades entre 5 e 15 cm tem-se a escarificação superficial; para valores de 15 a 35 cm, a escarificação profunda e para profundidades maiores que 35 cm, tem-se a subsolagem. Veja mais aqui no material do LAMMA/FCVA/UNESP.
Em áreas que não são planas, o que fazer?
Em áreas que a declividade é maior que 3%, ou seja, áreas com certa inclinação.
Quando chover, irá ocorrer o escorrimento superficial da água.
E mais uma vez, é uma premissa o solo está coberto por uma planta de cobertura.
Para evitar a perda do calcário agrícola aplicado superficialmente. E outros adubos aplicados a lanço sem a incorporação como o potássio por exemplo.
Para evitar a perda do calcário agrícola aplicado superficialmente. E outros adubos aplicados a lanço sem a incorporação como o potássio por exemplo.
Lembrando que a aplicação de calcário superficial não pode ser realizada em áreas onde há escorrimento superficial de água.
E você, na propriedade que presta assistência ou cultiva.
Qual a estratégia utilizada para o manejo do calcário no sistema plantio direto?
Deixe o seu comentário.