Características do Latossolo

Características do Latossolo


Nessa série Tipos de solos, vamos abordar alguns dos 13 tipos de solos que temos no Brasil de acordo com a classificação de primeiro nível segundo (EMBRAPA, 2018).

O objetivo aqui é mostrar, para vocês, de forma simples e objetiva, as características de cada solo.

E dessa forma, vocês poderão fazer um uso do solo mais conservacionista, econômico e produtivo ao implantar alguma cultura agrícola.

O Latossolo é o solo mais comum no Brasil. Provavelmente, você já pisou em um Latossolo. E ocupa perto de 39% da área total do país em todas as regiões.




O termo Latosol vem da palavra do latim laterite que significa tijolo, isto é um material altamente intemperizado. Isto quer dizer que esse solo foi lavado, ou seja, ocorreu a remoção de minerais deste solo.

Pelo fato deste solo ser bastante intemperizado significa que ele também é classificado como solo velho. Com isso, a sua profundidade é classificada como profundo ou muito profundo, já que teve o tempo suficiente para que ocorresse o processo de decomposição da rocha e a formação dos horizontes A, B e C.

São solos bem drenados mesmo quando muito argilosos e friáveis por isso fácil preparo do solo por meio de implementos agrícolas. Com exceção do Latossolo Amarelo que tem uma maior dificuldade de infiltração de água.

É o solo com maior área ocupada no Brasil, está presente em todas a regiões do país.

Características gerais

Para ser classificado com Latossolo, tem que ter o horizonte B latossólico (Bw) com algumas características de acordo com (SIBCS).

Espessura mínima de 50 cm;

A capacidade de troca de cátions no horizonte B latossólico deve ser menor que 17 cmolc kg-1 de argila;

Cerosidade, se presente, no máximo pouca e fraca;

A estrutura neste horizonte pode ser do tipo granular de tamanho muito pequeno e pequeno ou blocos subangular.

Não tem gradiente textural. O teor de argila encontrado em todos os horizontes varia pouco.

A resistência a erosão conforme a Tabela 1, podemos observar que, na coluna grupo de resistência a erosão observe a classificação alto e depois na coluna permeabilidade observe a classificação moderada/ rápida e na coluna grandes grupos de solos note que as abreviações LE, LV e outros Ls estão se referindo aos Latossolos.

Tabela 1. Atributos de resistência a erosão, profundidade, permeabilidade dos Latossolos.



São solos muito profundos e profundos, mas o que são solos muito profundos e profundos?

Solos muito profundos são aqueles que tem mais de 200 cm de profundidade e solos profundos tem entre 100 cm a 200 cm de profundidade, sem entrar em contato com os fragmentos de rocha ou com a rocha sã.

Sendo ideal para o cultivo de todas as culturas, inclusive aquelas com sistema radicular profundo pois não existe o impedimento físico para expansão das raízes.

Em geral muito pobres, ocupando as superfícies mais velhas e estáveis da paisagem. Observe a figura abaixo, os Latossolos geralmente se localizam na parte mais alta do relevo.


Figura 1. Relação relevo e tipos de solos.

Normalmente o Latossolo ocorre em relevo plano e suavemente ondulado.

A definição de relevo plano de acordo com a classificação da EMBRAPA é aquela que tem até 3% de declividade e relevo suavemente ondulado que tem de 3% a 8% de declividade. Ou seja, muito bom para a mecanização agrícola.

Textura do Latossolo

A textura do Latossolo pode variar entre média (15% a 35% de argila), argilosa (35% a 60% de argila) ou muito argilosa (maior que 60% de argila).

Essa variação de textura ocorre pela origem da rocha matriz, ou seja, se a matriz for uma rocha de arenito a tendência é de originar um solo de textura média e se for um solo mais argiloso a rocha matriz provavelmente deve ser um basalto.


Fertilidade natural do Latossolo

Quanto à fertilidade natural poder ser classificado como distrófico, álico, ácrico ou eutrófico. Sendo que o mais comum é encontrar a sua fertilidade classificada como distrófico e a mais rara de encontrar como eutrófico.

Lembrando, que a classificação da fertilidade natural dos solos tem com referência uma amostra de solo do horizonte B, chamada de fertilidade pedológica.

Na maior parte dos latossolo por serem distrófico, álico, ácrico, isto significa que são bastantes ácido com baixa fertilidade natural e provavelmente com alto teor de alumínio que é um elemento tóxico paras as plantas.

Pelo fato de ter uma CTC a pH 7 abaixo de 27 cmolc kg-1 de argila é classificado como argila de atividade baixa (Tb). Com isso, podemos classificar como baixa fertilidade já que tem uma pequena capacidade de reter as bases (cálcio, magnésio e potássio).

Dessa forma, na maior parte dos Latossolos torna-se necessário o aumento da fertilidade por meio da aplicação de calcário, gesso agrícola e adubo.

O calcário para diminuir a acidez, fornecer cálcio e magnésio e reduzir alumínio na camada de 0 a 20 cm de profundidade do Latossolo.

E o gesso agrícola para fornecer cálcio e enxofre e reduzir alumínio na camada de 20 a 40 cm de profundidade do Latossolo.

Pelo fato de serem muito intemperizados, os Latossolos, têm alto poder de adsorção de fósforo. A adsorção tende a aumentar com os teores de argila, de goethita e de gibsita no solo. Lembrando que absorção é a capacidade que um solo tem em reter este nutriente e não disponibilizar para a planta.

Por isso, para que tenha uma boa produção agrícola é recomendado elevar o teor de fósforo neste solo por meio da adubação fosfatada corretiva para que esteja acima do nível crítico.

A elevação do teor de fósforo por meio da adubação fosfatada corretiva pode ocorrer de forma gradual ou de forma única dependendo do capital a ser investido pelo produtor rural. os fertilizantes mais utilizados para adubação fosfatada corretiva é o fosfato natural e fosfato natural reativo. também podendo ser utilizado outras fontes de adubos fosfatados dependendo do planejamento do produtor rural.


Capacidade de uso do Latossolo

A capacidade de uso do solo tem por finalidade determinar o grau de intensidade de cultivo para cada tipo de solo, sem que o solo reduza a sua produtividade por efeito de degradação causada principalmente pela erosão do solo.

O objetivo é conservar o solo, existe um comentário que diz que em média para a formação de 1 cm de solo demora 1000 anos.

No caso do Latossolo onde sua declividade seja entre 0% e 6%, a sua capacidade de uso está classificada como A.

Isto quer dizer, que o Latossolo é próprio para todos os tipos de cultivos. Como o cultivo de culturas anuais, perene, pastagem e reflorestamento. De qualquer modo é necessário a conservação deste solo por meio de técnicas de conservação como exemplo temos a construção de terraço e manter a cobertura vegetal protegendo o solo durante o ano.


Estrutura dos Latossolos

A estrutura de um solo (o arranjamento das partículas de argila, silte e areia) é muito importante agronomicamente, pois dependendo do tipo de estrutura, este solo terá uma maior ou menor capacidade em fornecer água e nutrientes para as plantas.

No caso, do Latossolo as estruturas encontradas são as seguintes:

Latossolo muito oxídico (alto teor de hematita, goethita e/ ou gibsita), ao retirar uma amostra no campo parece um pó de café. Apresenta estrutura granular pequena e forte.

Latossolo argiloso a muito argiloso com a presença do mineral caulinita. Apresenta estrutura blocos fracos.

Latossolo franco arenoso (15 a 20% de argila). Apresenta estrutura blocos ou granular fracos.


Capacidade de armazenar água e fornecer para a planta

Os Latossolos de textura média apresentam teores elevados de areia, isto é, próximo a 70% em sua composição textural. Com isso, a capacidade de armazenar água é muito semelhante a do Neossolo Quartzarênico popularmente conhecido como Areias Quartzosas.

Os Latossolos de textura argilosa podem apresentar a estrutura granular. Deste modo, apesar do Latossolo ser argiloso a sua capacidade de armazenar água é semelhante a do Neossolo Quartzarênico popularmente conhecido como Areias Quartzosas. Esse comportamento do Latossolo de textura argilosa ocorre devido a sua estrutura granular causando uma forte microagregação da fração argila. Com isso este solo resseca em poucas horas após uma chuva.

O Latossolo Amarelo, geralmente, apresenta a estrutura muito coesa, já que são extremante duros quando seco. Com isso, o Latossolo Amarelo, principalmente, os de textura argilosa dificultam a entrada da água da chuva, isto é, demora a infiltrar a água, pois não são muito permeáveis, uma vez que ocorre uma selamento da camada superficial deste solo.

Esse comportamento de selamento superficial presente no Latossolo Amarelo argiloso é semelhante ao do Cambissolo. Porém, o selamento superficial no Cambissolo é devido o alto teor de silte. O resultado do selamento superficial é o aparecimento de erosões na área, dificuldade de germinação das plantas pois tem que romper essa camada dura (siltosa endurecida) do solo para germinar e menor armazenamento de água no solo.

Classificação dos Latossolos de acordo com o sistema brasileiro de classificação do solo (SIBCS)

Latossolo Vermelho eutroférrico ou distroférricos: apresenta alto teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita.

Latossolo Vermelho eutrófico ou distrófico: apresenta de médio a alto teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita.

Latossolo Vermelho-Amarelo: apresenta médio teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita e amarelo por causa da presença de goethita

Latossolo Amarelo: apresenta baixo teor de óxido de ferro. Sua cor é amarelo por causa da presença de goethita.

Pesquisa sobre aplicação de fertilizante em Latossolo eutrófico na cultura do milho

Será que um Latossolo eutrófico precisa de adubo?

Esta pesquisa respondeu esta pergunta pelo fato de ser classificado eutrófico, nós já sabemos quimicamente que este solo apresenta um bom teor nas bases (cálcio, magnésio e potássio) e um baixo teor de alumínio tóxico.

Na prática, na maior parte dos casos este solo não precisa de calagem. Pelo fato de ter uma boa fertilidade natural, o pessoal acha que não é necessário fazer a aplicação de insumos agrícolas.

A pesquisa foi realizada em um Latossolo Vermelho eutróférrico com os seguintes tratamentos:

Os tratamentos foram testados três doses de adubação NPK: sem adubação; aplicação de uma vez (30-100- 50 kg.ha-1), duas vezes a recomendação de adubação (60-200-100 kg.ha-1),com base na análise do solo para a produção de milho.

O resultado foi  obteve-se aumento significativo para os componentes: número de grãos, massa de 1000 grãos e a produtividade, sendo a  dose 60-200-100 kg.ha-1 a mais responsiva.

Isso mostrou que mesmo em solo eutrófico a adubação aplicada foi responsiva. Principalmente com a aplicação de potássio, neste estudo a dose de potássio que teve melhor resultado foi aquela aplicada em dobro do recomendado isto é 200 kg/ha mesmo o solo sendo eutrófico. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Por isso,  a importância de realizar a pesquisa em sua região para entender qual a adubação mais responsiva para o seu caso. 

Pesquisa sobre a resistência à penetração (RP) e a permeabilidade do solo à água (PER) sob sistemas de manejo diferentes em Latossolo distrófico muito argiloso

Nesta pesquisa, o objetivo foi resistência à penetração (RP) e a permeabilidade do solo à água (PER) sob diferentes sistemas de manejo.

Entre os sistemas de manejo avaliados foram o cerrado, preparo convencional com arado de discos e plantio direto.

Os resultados foram os seguintes: o cerrado nativo propiciou menor densidade do solo, maior macroporosidade, maior volume total de poros, consequente- mente, menor resistência à penetração (0,84 a 2,09 MPa) e maior permeabilidade (95 mm.h-1).

De modo geral, independentemente da profundidade, os maiores valores de resistência à penetração foram observados para o plantio direto. Nos sistemas com preparo convencional com arado de discos e cultivo em rotação com milho e feijão, os maiores valores de resistência à penetração ocorreram na profundidade de 15-30 cm do solo.

De modo geral, ao longo do perfil do solo, os maiores valores de RP foram observados para o plantio direto. Não houve diferenças significativas na PER entre os sistemas de manejo, estando os valores na faixa de 6 a 14 mm h-1, sendo a mesma classificada como lenta.

Observe que os maiores valores encontrado na resistência à penetração no Latossolo muito argiloso foi no plantio direto. Lembrando que um solo muito argiloso, isto é, com mais de 60% de argila tem uma tendência de compactar de modo mais rápido.

Uma vez que, a faixa de umidade em que este solo é considerado friável é bem menor do que um solo com textura média ou arenosa. Com isso, o tempo que o agricultor tem para entrar com o maquinário agrícola para fazer o preparo da terra é pequeno e por isso é mais fácil do solo compactar.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Conclusão

Nesse artigo, você viu as principais características do Latossolo a variedade é é enorme. pois devido às características mineralógicas de fertilidade natural e o tipo de estrutura encontrado em um latossolo.

Essas características têm impacto direto no custo e na produtividade de uma cultura agrícola.

Você encontrará um Latossolo que tem a capacidade de entregar uma maior produtividade com custo menor e por outro lado terá também um latossolo com a capacidade de produção menor e com um custo maior a ser investido.

Nos mapas de produtividade é facilmente identificado manchas no talhão onde produz mais e menos. em boa parte dos casos a explicação a por causa da variação do tipo de solo que tem no talhão.

Por isso, é importante você entender que mesmo sendo latossolo existe diferença entre eles para que você possa fazer o manejo correto e lucrativo na área.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato