Características do Argissolo

Características do Argissolo

Nessa série Tipos de solos, vamos abordar alguns dos 13 tipos de solos que temos no Brasil de acordo com a classificação de primeiro nível segundo (EMBRAPA, 2018). 

O Argissolo é um solo constituído por material mineral e apresentam horizonte B textural.

O Argissolo é o segundo solo mais comum no Brasil. E ocupa em torno de 24% da área total do país em todas as regiões.

Geralmente, as rochas que formam o Argissolo são o folhelho ou o arenito e outras.




Você sabe o que é horizonte B textural, presente no Argissolo?

É um horizonte subsuperficial com textura franco arenosa ou mais fina,  em que houve incremento de argila. Ou seja, a argila que estava no horizonte A desceu para o horizonte B. 

É muito comum as pessoas acharem que estão em um solo arenoso, mas na verdade estão em um solo em que a superfície é arenosa e a subsuperfície é argilosa, conhecido como horizonte B textural.

Por isso, os Argissolo podem apresentar deficiência de drenagem interna em razão do acúmulo de argila em profundidade.

De acordo com a Figura abaixo. O conteúdo de argila do horizonte B é maior que o do horizonte A ou E.

Obs: O horizonte E é chamado de eluvial devido a argila que estava no horizonte E desceu para o Bt, assim ficando areia (quartzo) no horizonte E.  O horizonte A está escuro devido a matéria orgânica.

Observe que o Argissolo aumenta o teor de argila em profundidade, essa característica chama presença de gradiente textural.


Características gerais

Para ser classificado com Argissolo, tem que ter o horizonte B textural com algumas características de acordo com (SIBCS).

Incremento de argila total do horizonte A para o B, dentro de uma seção de controle definida em função da espessura do horizonte A, suficiente para que a relação textural B/A satisfaça a uma das alternativas abaixo:  

Nos solos com teores de argila no horizonte A maiores que 400 g kg-1, relação maior que 1,50; ou

Nos solos com teores de argila no horizonte A entre 150 g kg-1 e 400 g kg-1, relação maior que 1,70; ou

Nos solos com teores de argila no horizonte A menores que 150 g kg-1, relação maior que 1,8

Solos com horizonte B de textura média e com estrutura prismática e/ou em blocos de grau moderado ou forte devem apresentar cerosidade no mínimo moderada em um ou mais sub-horizontais da parte superior do B.

 

Quais as cores que um argissolo pode ter?

As cores são: vermelho, amarelo acinzentado,  bruno acinzentado, vermelho amarelo, cinza.

A maior parte das pessoas pensam que é Argissolo só tem na cor amarela. Como podemos ver, isso não é verdade, existem vários tipos de cores para classe Argissolo.

 

Fertilidade natural do Argissolo

Em relação a fertilidade natural, são classificados como de baixa a alta fertilidade. Ou seja, tem a saturação de bases menor ou maior que 50%. Lembrando que as bases são os elementos  Ca, Mg e K. 

Outro termo muito utilizado  para classificar os Argissolo são: eutrófico, distróficos ou alumínico. Mas o que significa cada uma dessas variável?

Quando for classificado como eutrófico significa que saturação de bases maior que 50%.

Quando for classificado como distrófico significa que saturação de bases menor que 50%.

Quando for classificado como alumínico significa que a saturação por alumínio do solo é alta, ou seja, maior ou igual a 30%, sendo que o alumínio é um elemento tóxico para as raízes das plantas. Em uma análise de solo, os teores de Ca e Mg estarão baixo e consequentemente a saturação por bases menor que 50% e o alumínio alto.

 

Capacidade de uso do Argissolo

A capacidade de uso do solo tem por finalidade determinar o grau de intensidade de cultivo para cada tipo de solo, sem que o solo reduza a sua produtividade por efeito de degradação causada principalmente pela erosão do solo.

O objetivo é conservar o solo, existe um comentário que diz que em média para a formação de 1 cm de solo demora 1000 anos.

No caso do Argissolo onde sua declividade tem uma maior variação do que a do Latossolo.

Geralmente, os Argissolo estão localizados em área com uma maior declividade no terreno. Você pode encontrar o Argissolo em um terreno com 3 e 6% de declividade, até com 20 e 45% declividade.

Dependendo do relevo, o Argissolo terá a sua capacidade de uso recomendado. Por exemplo:

Um Argissolo localizado em um relevo entre 3 e 12% declividade, a sua capacidade de uso pode ser apta para todos os cultivos agropecuários (culturas anuais, perene, pastagem e reflorestamento).

Um Argissolo localizado em um entre 12 e 45% declividade, a sua capacidade de uso é imprópria para o cultivo intensivo e recomendado o cultivo de pastagem e reflorestamento.

Isto quer dizer, que o Argissolo é próprio para todos os tipos de cultivos desde que respeitado a declividade do terreno. Como o cultivo de culturas anuais, perene, pastagem e reflorestamento.

De qualquer modo, é necessário a conservação deste solo por meio de técnicas de conservação como exemplo temos a construção de terraço e manter a cobertura vegetal protegendo o solo durante o ano.

 

Estrutura dos Argissolo

A estrutura de um solo (o arranjamento das partículas de argila, silte e areia)  é muito importante agronomicamente, pois dependendo do tipo de estrutura, este solo terá uma maior ou menor capacidade em fornecer água e nutrientes para as plantas.

No caso, do Argissolo as estruturas encontradas são as seguintes:

Pode apresenta estrutura no formato de blocos, prismática ou granular dependendo da textura (argilosa, muito argilosa ou arenosa) do horizonte B.

 

Capacidade de armazenar água e fornecer para a planta

O Argissolo pode ter uma grande capacidade ou pequena capacidade em armazenar água. O que irá definir a capacidade do armazenamento de água no Argissolo e a sua fertilidade natural e a profundidade do horizonte B textural.

Lembrando que a fertilidade natural de um solo, de acordo com a pedologia, tem como referência o horizonte B. Do mesmo modo, é muito comum chamar o horizonte B de caixa de água do solo.

Por isso, no Argissolo em específico pelo fato do horizonte B variar bastante a sua profundidade no perfil, a capacidade de armazenamento de água também varia.

Segundo estudos, um Argissolo eutrófico com o horizonte B com início entre 20 e 30 cm de profundidade no perfil tem uma grande capacidade de armazenamento de água.

Em segundo lugar, temos o um Argissolo eutrófico com o horizonte B com início entre 30 e 50 cm de profundidade no perfil tem uma boa capacidade de armazenamento de água.

Em terceiro lugar, temos o um Argissolo eutrófico com o horizonte B com início entre 50 e 100 cm de profundidade no perfil tem uma regular capacidade de armazenamento de água.

Em quarto lugar, temos o um Argissolo eutrófico com o horizonte B com início maior que 100 cm de profundidade no perfil tem uma capacidade ruim de armazenamento de água.

Essa questão da capacidade de armazenamento de água do Argissolo tem impacto direto na produtividade das culturas. Pois, na situação em que o produtor rural fez todos os tratos culturais corretamente, a disponibilidade de água para a planta é o fator limitante para a alta produtividade.

 

Classificação dos Argissolo de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação do Solo (SIBCS)

Argissolo Vermelho eutroférrico ou distroférrico: apresenta alto teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita.

Argissolo Vermelho eutrófico ou distrófico: apresenta de médio a alto teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita.

Argissolo Vermelho-Amarelo: apresenta médio teor de óxido de ferro. Sua coloração é vermelha por causa da presença de hematita e amarelo por causa da presença de goethita

Argissolo Amarelo: apresenta baixo teor de óxido de ferro. Sua cor é amarelo por causa da presença de goethita.

 

São solos profundos, mas o que são solos profundos?

Solos são aqueles que entre 100 cm e 200 cm de profundidade, sem entrar em contato com os fragmentos de rocha ou com a rocha sã. Sendo ideal para o cultivo de todas as culturas, inclusive aquelas com sistema radicular profundo pois não existe o impedimento físico para expansão das raízes.

Geralmente os Argissolo ocorrem em relevo suave ondulado ou ondulado.

  

Mas o que é mesmo um relevo plano e suavemente ondulado?

A definição de relevo suavemente ondulado de acordo com a classificação da EMBRAPA é aquela que tem até 3% a 8% de declividade e relevo ondulado que tem de 8% a 20% de declividade. Ou seja, uma área mecanizável, já que a maior parte dos tratores conseguem trabalhar com declividade de até 18%.

Pelo fato da sua camada superficial ser mais arenosa, os argissolo são mais suscetíveis à erosão.

Para finalizar, veja na figura abaixo a posição de um Argissolo no relevo comparado com outras classes de solos.






Pesquisa sobre diferentes produtividades da cana de açúcar em Argissolo

Um estudo conduzido pelo pesquisador Hélio do Prado mostrou que dependendo da profundidade do horizonte B do Argissolo, a cultura da cana de açúcar pode ter uma maior produtividade.

Como já explicado anteriormente a maior parte do armazenamento de água em um solo está localizado no horizonte B, por isso é chamado de caixa de água do solo.

No caso do Argissolo quando a camada mais arenosa no caso localizada no horizonte A é removida para os processos erosivos ocorre uma redução da produtividade da cana de açúcar.

Nos Argissolo com a total remoção do horizonte A pela erosão a produtividade estimada foi de apenas 50 ton/ha, enquanto no Argissolo com o horizonte A preservado a produtividade estimada foi de 90 ton/ha.

Esta pesquisa mostrou a importância da conservação do horizonte A do Argissolo para que ocorra uma maior retenção de água no horizonte B e com isso uma maior produtividade da cultura. Leia a pesquisa na íntegra aqui

 

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, para um solo ser classificado como Argissolo deve apresentar o B textural, isto é, o acúmulo de argila no horizonte B.

No campo não confunda um Argissolo com um Neossolo Quartzarênico, pois ambos os solos têm uma textura arenosa na superfície, no caso no horizonte A.

Para você diferenciar um  Argissolo de um Neossolo Quartzarênico não é difícil. Basta, observar que que nos horizontes subsuperficiais a quantidade de argila aumenta para o Argissolo e no Neossolo Quartzarênico a quantidade é a mesma do horizonte A.

Em relação a fertilidade natural, o Argissolo varia bastante, nesse caso é recomendado fazer a análise química do solo para identificar a fertilidade natural (eutrófico, distrófico e álico).

Sobre a capacidade de uso do Argissolo, por ser arenoso na superfície o cuidado é redobrado para não ocorrer processo erosivo. Por isso, Argissolo localizado em terreno muito declivoso  a sua capacidade de uso é limitada.

Você leu, que o horizonte A é fundamental para que ocorra uma maior retenção de água no horizonte B do Argissolo. Argissolo onde já ocorreu a remoção do horizonte A tem uma menor capacidade de armazenamento de água, disponibilidade de água para as plantas e boa produtividade da lavoura.

Se tiver dúvidas, participe nos comentários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato