caracteristicas rochas transferem solo

Quais as características que as rochas transferem para o solo? 


Vários tipos de rochas no formato de cascalho


Olá, pessoal!

Hoje nós vamos falar sobre a formação dos solos,  é importante destacar que no processo de formação dos solos estão envolvidos cinco fatores,  são eles: o clima, o relevo, os microrganismos, o tempo e o material de origem.


Em relação ao clima e a sua influência na formação do solo é de conhecimento geral que o clima frio proporciona a formação de solos menos intemperizados. Por outro lado, o clima é quente proporciona a formação de solo mais intemperizados.

Na prática os países de clima frio como Estados Unidos Europa por apresentarem solos menos em temporizados que tem a sua constituição na maioria dos solos argilas 2:1.

Em países de clima quente como o Brasil, Austrália e países africanos apresentam um solo mais intemperizados e a sua constituição mineralógica é formada por argila 1:1 e óxidos de ferro e alumínio.

A influência dos microrganismos na constituição do solo deve-se principalmente ao teor de matéria orgânica.

 Em que os microrganismos têm uma maior atividade com o clima quente e por isso degradam mais a matéria orgânica do solo. Por outro lado, os microrganismos têm uma menor atividade na degradação da matéria orgânica do solo com o clima frio.

Em relação ao tempo isso influência na formação do solo quanto maior o tempo maior será a formação das camadas de solo, de modo que tudo começa com a desintegração da rocha para a formação do solo.

No artigo de hoje, quero destacar a influência do  material de origem, isto é, da rocha na formação do solo.


Quando se fala de material de origem estamos falando das rochas. Sabemos que as rochas dividem  em basicamente três grupos as rochas ígneas ou magmáticas, as metamórficas e as sedimentares.


Dentro desses grupos existem diversas rochas e cada rocha irá influenciar nas características do solo.


São várias as características que as rochas influenciam no solo.  Mas hoje, quero destacar as principais características: a profundidade do solo,  a CTC total, a saturação por bases e a textura do solo.


Lembrando os conceitos das características dos solos

Quando te falar em:

Profundidade do solo

Em relação à profundidade o solo é classificado em:

solo raso com profundidade menor que 50 cm;

solo pouco profundocom profundidade entre 50 e 100 cm;

solo profundo com profundidade entre 100 e 200 cm;

solo muito profundocom profundidade maior que  200 cm.

Abaixo dessa camada de solo sempre terá uma rocha.

CTC total, CTC  potencial ou CTC a pH 7

Atividade da fração da argila de um solo tem como base a CTC total. essa análise é feita no Horizonte b. o resultado pode ser a classificação de uma argila com Atividade alta (Ta) corresponde a valor igual ou superior a 27cmolc kg-1 de argila. Ou, um solo com atividade baixa (Tb) com um valor inferior a 27 cmolc kg-1 de argila.

Saturação por bases (V%)

A expressão “alta saturação” se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e “baixa saturação” a solos com valores inferiores a 50% (distrófico).

A fórmula para calcular a saturação por bases é

V = SB/T x 100, em %

Em que:

SB= Soma de bases

T = CTC total

Exemplo de cálculo da saturação por bases.

V%= 6/ 15 x 100 = 40

V% = 40

Textura do solo

A classificação da textura do solo é:

Textura arenosa com teor de argila entre 1 e 15%;

Textura média – com teor de argila entre 15 e 35%;

Textura argilosa – com teor de argila entre 35 e 60%;

Textura muito argilosa – com teor de argila maior que 60%;

Textura siltosa – com teor de argila menor que 35%; areia menor de 15% e silte maior que 65%.

Basalto e sua influência na formação do solo


Vamos começar com o Basalto, rocha ígnea, e em sua composição mineralógica temos o feldspato e o piroxênio.


Os solos que têm como matriz geológica o basalto irá ter em suas características uma textura argilosa a muitas argilosa e CTC total variando de média a alta.


Geralmente, os solos mais comuns formados pela rocha basalto é o Nitossolo e Latossolo.


No campo tem uma forma de verificar se o solo foi formado pela rocha Basalto. Para isso, basta levar um imã, você deve passar o imã no solo bem fino, se grudar muita terra no imã significa uma alta concentração de ferro e tudo indica ser da rocha basalto.


Lembrando que em ciência do solo, a capacidade de troca catiônica (CTC) total, isto é, a capacidade que esse solo tem de reter cátions, no caso os cátions são aos nutrientes fornecidos a planta como exemplo (cálcio, magnésio e potássio).


Quanto maior a CTC total de um solo, mais fértil será esse solo, por um maior período, na prática o pessoal chama de capacidade tampão do solo.


No mercado de compra e venda de fazenda, um solo com alta CTC total é mais caro do que um solo com baixa CTC total, além do solo com alta CTC total ser mais fértil ele também  tem a capacidade de reter mais água.


Os solos formados por basalto, geralmente, têm uma produtividade maior e com um custo menor.


Basalto

   Fonte:Basalto

 

Rocha Riolito e sua influência na formação do solo


Outra rocha é o Riolito, rocha ígnea, que tem presente na sua composição mineralógica quartzo e feldspato. 


Os solos formados a partir do Riolito irão ter como características uma textura argilosa a muitas argilosa e CTC de média a alta.


Cabe destacar, que os solos formados pelo Riolito, da mesma forma que o basalto, também fornece ao solo características agronômicas desejáveis.

 

Riolito

 Fonte:Riolito


   

Granito e sua influência na formação do solo

Mais uma rocha ígnea é o Granito que tem sua composição o mineral de quartzo, feldspato e a mica. 


Os solos formados a partir do Granito terão como características uma profundidade variando de raso a profundo, lembrando que um solo raso é aquele que tem até 0,50 m de profundidade e um solo profundo tem mais que 2 m de profundidade.


O Granito sendo uma rocha de origem irá influenciar o solo em sua textura tendo como característica a presença de cascalho. Lembrando que se o cascalho estiver localizado na superfície do solo, esse solo secará mais rápido.


Pelo fato da presença do cascalho no solo, ao usar as máquinas agrícolas  para o plantio ocorrerá o maior desgaste das peças pelo fato de um maior atrito do maquinário com o cascalho, principalmente grade aradora e plantadeira.


 

Granito

 Fonte:Granito

 


Arenito e sua influência na formação do solo

Agora, no grupo de rocha sedimentar temos várias rochas, a começar pelo Arenito, que em sua mineralogia nós temos o feldspato e o quartzo.


Os solos formados a partir do Arenito terão como características a textura arenosa,  em relação a fertilidade do solo será classificado como baixa, isto é, baixa CTC total e baixa saturação por bases.


Pelo fato da textura ser arenosa, os solos formados por Arenito tem uma baixa capacidade de retenção de água, ou seja eles secam muito rápido quando comparado com solo argiloso.


Por isso é recomendado agronomicamente o plantio de culturas mais resistente a seca como exemplo a pastagem e a silvicultura.


Em relação a profundidade, o solo formado pelo arenito não tem problema com impedimentos físicos, uma vez que são solos profundos, isto é, distante da rocha matriz.

 

Arenito

                                                            Fonte: Arenito


Siltito e sua influência na formação do solo

Outra rocha do grupo sedimentar é o siltito que estão presentes em sua mineralogia: o quartzo, o feldspato, a mica e a argila. 


Os solos formados a partir do Siltito, são de textura média e sua profundidade variando de raso a profundo. Geralmente esses solos são siltosos.


Siltito

 Fonte:Siltito


 

Folhelho e sua influência na formação do solo

O Folhelho é uma rocha do grupo sedimentar e tem em sua constituição mineralógica, a mica e a argila. 


O Folhelho forma solos com textura argilosa, em relação à fertilidade do solo a CTC total é classificada como alta e a saturação por base é elevada, isso significa um solo naturalmente fértil.


Porém, em relação a profundidade, este solo tem um fator limitante pelo fato do solo classificado como raso, permitindo o plantio de culturas agrícolas com raiz profunda como exemplo os tempos o café, a laranja, as frutas de um modo em geral e espécies como eucalipto, pinus e seringueira.

Folhelho

 Fonte: Folhelho


 

Conglomerado e sua influência na formação do solo

O Conglomerado por ser uma rocha do grupo sedimentar tem em sua composição mineralógica o feldspato e o quartzo. 


Os solos formados a partir do Conglomerado terão como características uma textura variável entre arenoso e argiloso.


Um solo pouco desenvolvido e geralmente com profundidade rasa, sendo assim um fator limitante para a exploração de culturas agrícolas com raiz profunda.

Conglomerado

                                      Fonte:Conglomerado


Argilito e sua influência na formação do solo

O Argilito também é uma rocha sedimentar, e tem em sua composição mica e argila. 


Os solos formados tendo o Argilito como matriz geológica terão como características a textura variando de argilosa a muito argilosa, com  profundidade rasa, com CTC total elevada e saturação por base variável.

Argilito

 
Fonte: Argilito



Xisto e sua influência na formação do solo

Agora, no grupo das rochas metamórficas temos o Xisto. 


A composição mineralógica depende da rocha anterior que o formou, já que o Xisto é uma rocha metamórfica, isto é, foi originada a partir de outra rocha.


Os solos formados a partir de Xisto terá como como característica um solo pouco desenvolvido, uma textura variável de arenoso argiloso e geralmente com profundidade rasa o que significa a limitação da exploração desse solo por culturas que tem a raiz profunda.

  

Xisto

Fonte: Xisto


 

Gnaisse e sua influência na formação do solo

Outro solo do grupo das metamórficas é o Gnaisse. Em sua composição mineralógica temos o feldspato, o plagioclásio e o quartzo.


Os solos formados a partir de gnaisse terá como como característica um solo pouco desenvolvido, uma textura variável, isto, é sua textura pode variar de arenosa à argilosa.


A profundidade de solos formado por Gnaisses geralmente são rasas, uma vez que o solo ainda está em desenvolvimento, é um solo jovem, sem presença do Horizonte B, como exemplo temos o solo classificado como Neossolo Litólico.


Solo raso como Neossolo Litólico é um solo recomendado para culturas agrícolas com raiz pequena, como exemplo temos a pastagem ou dependendo da situação em uma  propriedade este solo pode ser deixado para a área de preservação ambiental.


Gnaisse
 

 Fonte: Gnaisse

 


Como saber na prática qual rocha deu origem ao meu solo?

Na prática para saber qual rocha deu origem ao solo que você está trabalhando é necessário levar várias amostras deste solo ao laboratório.


Por meio de uma análise criteriosa, principalmente avaliando os minerais presentes no solo, bem como as suas características químicas, é possível determinar, qual tipo de rocha que deu origem ao solo analisado.


Conclusão

Podemos concluir  que as rochas têm um papel fundamental na formação dos solos. A influência das rochas interfere nas características de fertilidade do solo de armazenamento de água pelo solo e com isso o tipo de cultura agrícola recomendada para a exploração econômica.

Agora, você entende o porquê um solo é mais produtivo do que o outro e porque um solo é mais caro do que o outro na avaliação de imóvel rural.

Importante destacar, conforme vimos neste artigo, o tanto que é importante ter o levantamento do tipo de rocha e consequentemente do tipo de solo da propriedade rural.

O não entendimento da baixa produtividade em várias partes de um talhão, pode indicar os vários tipos de rochas que formaram o solo deste talhão.

em razão dessa alta variabilidade espacial dos tipos de rochas e consequentemente de solos em um talhão tem impacto direto na produtividade das culturas.

O fato de aumentar a quantidade de adubo não irá aumentar a produtividade necessariamente neste talhão que teve em sua formação diversos tipos de rochas.

O fator limitante do aumento de produtividade nesse talhão com baixo potencial produtivo não é a fertilidade do solo em si que será corrigida vi adubação. Mas sim, uma limitação intrínseca do solo de questão estrutural da gênese do solo oriunda de uma rocha.

Atualmente, várias tecnologias têm sido empregadas para detectar o porquê da variabilidade da produtividade em uma área.

Uma técnica interessante que tem sido utilizado por diversos produtores é o mapeamento da condutividade elétrica do solo.

Nós sabemos que os solos são carregados eletricamente por carga positiva ou negativa.

No Brasil e em países de clima quente  a eletricidade do solo é influenciada pelo pH do solo. Pois isso, para entender melhor quando um solo estará carregado positivamente ou negativamente você deve entender o conceito do Ponto de Carga Zero (PCZ) ou Ponto de Efeito Salino Nulo (PESN).

Tem um artigo no blog sobre: Qual a vantagem de mudar o ponto de carga zero (PCZ) dos colóides do solo? Clique para ler o artigo.

Agronomicamente é desejável que este solo seja carregado por carga negativa, já que quanto mais negativo for um solo mais este solo tem a capacidade de reter nutrientes benéficos às plantas como as bases (Ca, Mg e K).

Por isso por meio da técnica de condutividade elétrica será possível por meio de mapas identificar no talhão a localização de áreas com maior e menor quantidade de argila e com isso menor e maior quantidade de solos eletricamente carregados.

Tem um artigo no blog sobre: Mapeando a condutividade elétrica (CE) do solo, já utilizou? Clique para ler o artigo.

 

Se tiver dúvida, participe nos comentários.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato