Rotacao culturas aumenta agua solo

Como aumentar a infiltração de água no solo? Rotação de culturas


Paisagem agrícola

Olá, pessoal! 

  Neste artigo, irei abordar sobre um importante tema: a infiltração de água no solo. É um tema importante devido a prática de conservação do solo a fim de evitar processos erosivos do solo e de sua fertilidade.

Bem como, o aumento de produtividade das culturas agrícolas por meio da agricultura de precisão na maioria dos casos está provado que a baixa produtividade de uma lavoura não está relacionada com a fertilidade do solo.

Nesses casos específicos em que um talhão produz mal, geralmente a baixa produtividade está relacionado com a falta de água e uma das causas é a infiltração de água no solo.

Infiltração de água no solo

É a entrada de água pela superfície do solo em direção a profundidade.

Agora, você tem que considerar que se o solo estiver em seu estado natural a tendência é que a água penetrada neste solo siga em profundidade no perfil.

Caso, este solo esteja com algum problema na parte física, isto, é compactado a tendência é que a água penetre de forma devagar e ainda não penetre em profundidade e sim que ocorra o escoamento da água e com isso a erosão do solo.

Os valores de velocidade de infiltração básica (VIB) ou taxa de infiltração básica, são os seguintes:  VIB muito alta: > 30 mm/h, VIB alta: 15 - 30 mm/h,  VIB média: 5 - 15 mm/h e VIB baixa: < 5 mm/h.

 

Influência da textura do solo na infiltração de água

É de conhecimento que os grãos de areia são maiores e visíveis quando comparado com os grãos de argila.

Em relação a infiltração de água no solo, a tendência é de que a água infiltre com mais facilidade em um solo de textura arenosa e com mais dificuldade em um solo de textura argilosa.

Na prática essa diferença bem infiltração da água em solos de diferentes texturas é visível.

Imagine, que você está em uma praia e ocorreu uma chuva. Em poucas horas, a areia ficará seca.

Por outro, lado imagine que você está em um solo muito argiloso e ocorreu uma chuva, você irá observar a formação é de barro ou lama e o empoçamento de água, a água fica superfície e não terá infiltrado.

Para se ter uma ideia da influência da textura na velocidade de infiltração de água no solo. Temos:

Solo Argiloso: < 5 mm h-1, Solo Franco-argiloso: 5 a 10 mm h-1, Solo Franco: 10 a 20 mm h-1,  Solo Franco-arenoso: 20 a 30 mm h-1, Solo Arenoso: > 30 mm h-1.

Quer saber mais, leia esta artigo.


Tipo de horizonte B e infiltração de água no solo

   Além da textura, você precisa saber qual é o tipo de horizonte B que está presente não apenas na fazenda, mas em cada parte de um talhão.

  Uma vez que o Horizonte B tem influência direta na infiltração de água no solo.

  Mas, são poucos produtores que tem o seu solo mapeado, isto é, classificado de acordo com o tipo de solo de acordo com o tipo de horizonte B.

Um primeiro passo para saber a classe do solo, isto é, se ele é um Latossolo Neossolo Quartzarênico, Argissolo, Nitossolo e outros é definir a sua classificação com base de preferência no horizonte B, pois segundo a pedologia é o horizonte que demonstra todo o potencial do solo.

A maioria dos técnicos fazem associação da infiltração de água no solo considerando apenas as variáveis textura e compactação.

Mas, sabemos que o horizonte B tem um papel fundamental na disponibilidade e infiltração da água no solo. Quer saber mais, leia esta artigo.

 Observe a Tabela abaixo.

Tabela classe de solo e capacidade de armazenar agua

(Prado, 2018)

De acordo com a tabela acima, observe a classe de solo chamada argissolo com textura arenosa/ média e com a presença do Horizonte é de zero a 30 cm de profundidade. A partir de 30 cm de profundidade inicia o Horizonte B. E sua capacidade de armazenamento de água é de 110l/ m³ de solo.

Agora, observe a classe de solo latossolo vermelho, a sua textura é classificada como argilosa. Porém, este solo embora seja argiloso só consegue armazenar 44 l/ m³ de água por volume de solo.
 
O que podemos concluir em relação ao tipo de Horizonte B e o armazenamento de água no solo?
Podemos concluir que nem sempre, ou seja, não é regra geral que um solo argiloso sempre irá armazenar mais água quando comparado com solo de textura arenosa.

Uma vez que, além da textura em si, existe a influência química, isto é, na capacidade de eletricidade do solo que irá influenciar tem uma maior ou menor capacidade de armazenamento de água de acordo com o Horizonte B do solo.

Na prática, ao fazer uma visita a uma fazenda encontrar um talhão com baixa produtividade e um solo com textura argilosa e considerando que a adubação está correta. Essa baixa produtividade pode estar relacionada com o tipo de Horizonte B, a disponibilidade de água para planta.


Além desse conhecimento, da capacidade do solo em armazenar água e disponibilizar para a planta. Você tem que estar ciente que a compactação irá reduzir a disponibilidade de água para a planta mesmo que o solo tem alta capacidade de armazenamento. 


Compactação e redução na infiltração de água no solo ocorreu uma chuva

A compactação é um processo de adensamento do solo, isso significa que esse solo compactado tem menos espaço destinado a ocupação do ar.

A compactação ocorre devido a pressão exercida sobre o solo por atividades agropecuárias. por exemplo o gado ao pastejar está exercendo a compactação do solo, em médio uma vaca tem 450 kg de peso vivo, imagine esses 450 kg distribuídos em 4 patas, ou seja, cada pata exerce a pressão no solo de 112,5 quilos, é muito mais peso do que muitas pessoas.

Na agricultura a compactação ocorre pelo tráfico de maquinário, é um dos grandes problemas da agricultura principalmente aquela em que não ocorre a rotação de culturas.

Medidas simples para prevenir a compactação do solo podem ser tomadas. Por exemplo, a utilização de linha de tráfico do maquinário no talhão, é uma técnica muito efetiva e que irá evitar a compactação do solo.

Nesta técnica os tratores e colhedeiras irão passar sempre em cima de um caminho pré-estabelecido no talhão e com isso a compactação irá ocorrer apenas naquela linha de tráfico.

O resultado será a melhor infiltração de água no solo em todo o talhão e a prevenção de processos erosivos que leva todo o solo e sua fertilidade embora.

Agronomicamente, um solo compactado traz prejuízos ao agricultor uma vez que a produtividade não é boa, em razão da baixa infiltração de água no solo e de uma menor disponibilidade de nutrientes, o caso mais clássico é absorção de fósforo que é altamente afetada por um solo compactado.

 Diversos trabalhos de pesquisa mostram, a baixa produtividade de uma cultura agrícola devido a deficiência de fósforo na planta. Mas, o que chama atenção é que a cultura foi adubada corretamente com adubo fosfatado mesmo assim apresentou deficiência de fósforo.

   O fato nesse caso não é a falta de adubo com fósforo e sim a incapacidade da planta em absorver esse adubo fosfatado pelo fato do solo está compactado.

   A raiz da planta não tem força para encontrar o adubo fosfatado e com isso realizar a sua absorção. Por isso, apresenta o sintoma de deficiência de fósforo e consequentemente uma baixa produtividade. 

Rotação de culturas

Para resolver o problema de compactação basicamente existem 2 formas; a primeira é o uso de grade aradora e a segunda forma é por meio da rotação de culturas.

Antigamente, nas áreas de agricultura, ocorria o plantio de várias espécies de plantas, principalmente em áreas de subsistência, plantava de tudo e ao mesmo tempo estava fazendo uma rotação de culturas.

Por meio da rotação de cultura o produtor seguia o ditado “não colocar o todos os ovos na mesma cesta”, no sentido de não depender economicamente da venda do mesmo produto. Uma vez que, o mercado é bastante dinâmico, quando tem um excesso de oferta o preço do produto cai.

O tempo passou, e hoje, a agricultura comercial, na maior parte das áreas cultivadas não consegue fazer a rotação de culturas, em razão da monocultura praticada.

Juntamente com o cultivo da monocultura, alguns problemas apareceram para o agricultor, entre os problemas temos: o empobrecimento da fertilidade do solo, problemas com a parte física do solo compactação já baixa infiltração de água no solo, resistência de plantas daninhas a herbicidas e resistência de pragas a defensivos agrícolas.

Para mitigar esses problemas, uma tecnologia disponível é a implantação da rotação de cultura na propriedade várias pesquisas demonstram a efetividade da tecnologia de modo a mitigar todos os problemas anteriores apresentados.

 
Quais espécies são utilizadas na rotação de cultura? 

Entre as espécies cultivadas temos a aveia, o milheto, várias espécies de pastagens, o tremoço, o girassol. A escolha da espécie depende, do tipo de solo, do clima e do nível tecnológico do produtor. 

Quer saber mais, leia esta artigo.

 

As vantagens da implantação da rotação de cultura são:

O primeiro impacto proporcionado pela rotação de cultura o aumento da infiltração de água no solo, a redução de processos erosivos e com isso o aumento da fertilidade do solo principalmente nas camadas superficiais.

   Importante destacar, outro impacto positivo na implantação da rotação de culturas durante o período de estiagem, principalmente na região do cerrado, é a produção de água no período mais seco do ano.

   Diversos trabalhos relacionados ao plantio direto e rotação de culturas confirmam que o produtor que faz a rotação de culturas corretamente durante a época da estiagem tem muito mais água disponível no solo do que um produtor que  apenas planta todo ano e não faz a rotação de cultura.

   Literalmente o produtor que faz a rotação de cultura está plantando água no solo pois após a colheita a raiz da planta morta irá levar carbono tem profundidade no perfil do solo. T

   Temos exemplos clássicos de raiz de braquiária chegando até 4 m de profundidade. Essa raiz lá embaixo no solo estará ao mesmo tempo quebrando as camadas compactadas do solo, armazenando carbono e água.

   Realmente o plantio direto juntamente com a rotação de cultura é uma tecnologia fantástica para o aumento na infiltração de água no solo.

Também, ocorre a redução da resistência das ervas daninhas e pragas a  defensivos agrícolas. Todo ano, observo nos talhões, a presença de doenças ou insetos que não foram efetivamente controlados pelos defensivos agrícolas. 

Você já sabe, a resistência seletiva contra produto químico por parte das doenças/ insetos e plantas daninhas, em razão da aplicação do mesmo produto químico todos os anos. 

Uma forma efetiva de diminuir essa resistência de pragas contra a ação de produtos químicos é a adoção da rotação de culturas na propriedade. 

Ou seja, rotação de cultura não fica barato para o produtor e o seu retorno é a média ao longo prazo.

Sendo mais específico, além da infiltração da água no solo, a rotação de cultura proporciona as seguintes vantagens: 

Aumento do teor de matéria orgânica;

Aumento da CTC total, potencial ou a pH 7;

Aumento da disponibilidade de nutrientes;

Diminuição da compactação e densidade do solo;

Aumento da disponibilidade de água para as plantas;

Diminuição dos custos com adubação, uma vez que ocorre a redução de processos erosivos.

Se você quiser saber mais sobre as vantagens da rotação da cultura no solo leia os artigos abaixo.

 

Teor de matéria orgânica é igual a qualidade do solo.

 

As desvantagens da implantação da rotação de cultura são:

Maior trabalho para conduzir diferentes tipos de espécies ao mesmo tempo na área. Essa é uma variável que o produtor considera bastante, agora com várias espécies diferentes plantadas no campo ele terá a todo o momento: estar em um momento colhendo, no outro plantando, fazendo os tratos culturais, realmente é muito trabalho.

Quando plantar espécies sem valor comercial para dizer a rotação de cultura, o produtor não recebe uma renda financeira com a cultura, esse fato desestimula o produtor a adotar a rotação.  Pois existe um custo em que não haverá uma remuneração financeira ao final da colheita. Dependendo da espécie escolhida, é necessária uma maior quantidade de maquinário, também um maior aporte de capital por parte do produtor. 

 

Conclusão

Neste artigo, aprendemos a importância de usar a rotação de culturas para aumentar a infiltração de água no solo.

Um dos principais limitantes do solo para obter uma alta produtividade e fornecimento de água para as plantas.

O produtor todo ano, realiza a compra dos insumos agrícolas de maneira correta, porém não obtém uma alta produtividade e muitas vezes a causa é a limitação de água que o solo proporciona a planta.

   Essa baixa produtividade pode ser causada pela textura do solo, pelo tipo de horizonte B do solo e/ ou pela compactação do solo.

   Essas 3 variáveis têm impacto direto no armazenamento de água no solo e consequentemente o fornecimento de água para a planta.

Produtores que tem uma maior produtividade e consequentemente maior lucro, fazem uma rotação de cultura bem-feita.

O investimento para fazer a rotação de cultura é caro e demorado, porém tem seu resultado.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato