Como controlar o escorrimento superficial do solo? Estradas
A maior parte das nossas estradas, são estradas vicinais, ou seja, estrada de terra. Temos o título de ser o celeiro do mundo, o Brasil produz muito mais alimento do que consome. E essa produção agrícola é transportada obrigatoriamente nas estradas vicinais.
A fim de obter uma alta eficiência na aplicação de fertilizante e construir a fertilidade do solo. Você deve estar atento com a degradação do solo. Uma das formas de degradação é a erosão. Considero a erosão a pior forma de degradação do solo, já que além de remover os nutrientes, remove também a matriz do solo.
Uma das formas de erosão, tem ocorrido com muita frequência nas estradas.
Nesse artigo, vou mostrar os principais fatores, para controlar o escorrimento superficial do solo nas estradas e evitar a erosão.
Fazer o planejamento de carreadores e estradas
Você deve construir os carreadores e estradas de acordo com a curva de nível, dessa forma os carreadores e estradas funcionam com um tipo de terraço, evitando a erosão.
E quando o carreador ou estradas mudar de curva de nível, o correto é a estrada ser implantada na diagonal, conforme a figura abaixo.
Observe na figura que a estrada é representada pela linha vermelha entre o ponto A e B em que a tendência da estrada é acompanhar a curva de nível ou seja acompanhar a mesma altitude.
Com isso o resultado será uma estrada que acompanha naturalmente a declividade do terreno evitando a erosão do solo.
Implantação de uma estrada, em vermelho, corretamente de acordo com a curva de nível.
Figura 1- Implantação de uma estrada, em vermelho, corretamente de acordo com a curva de nível.
Por outro lado, temos a implantação da estrada de maneira errada pois irá promover de maneira acelerada a erosão do solo. observe a figura abaixo.
Observe que apesar de parecer que não existe declividade na estrada, porém existe a declividade. e esta estrada não acompanhou a curva de nível natural do terreno pois foi feito um traçado reto de maneira muito íngreme, o que proporciona o escorrimento de água e a erosão do solo.
Fonte: Cone Sul em Foco
Superelevação da estrada
A superelevação da estrada facilita à drenagem da água da superfície da estrada, a fim de torna a estrada em um rio. A estrada não pode funcionar como um rio, pois a erosão é muito forte quando a estrada funciona como rio. Observe a estrada abaixo após a chuva parecendo um córrego por estar mais baixa.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
O objetivo da superelevação da estrada é deixar mais alto do que o terreno natural com isso a água que cair em cima da estrada irá deslocar lateralmente para o terreno.
Fonte: ANA
É necessário a construção de bolsões de captação de água ao lado da estrada para evitar a erosão do solo conforme vimos na imagem anterior.
A criação de bolsões irá assegurar água para quem infiltre de modo lentamente no solo, a fim de evitar o deslocamento de solo pela estrada conforme figura abaixo.
Fonte: UFG
Esse problema aumenta quando as áreas agrícolas ao lado da estrada, desaguam a água da chuva na estrada. Dessa forma, toda água que deveria ficar dentro da fazenda está sendo destinada para a estrada e é uma estrada sem infraestrutura para segurar essa água irá provocar erosão em todo o seu percurso.
Divisão do comprimento da rampa
O comprimento da estrada juntamente com a declividade são o responsáveis por maior processo erosivo. Observe as estradas muito cumpridas e íngremes, quando chove a forca da água é forte e a consequência é o processo erosivo.
Para diminuir o comprimento da estrada, você pode implantar lombadas ao longo do percurso, a fim de direcionar a água das enxurradas para os terraços ou caixas de retenção. veja a foto abaixo onde está presente algumas lombadas para evitar a força da enxurrada da água da chuva e deste modo prevenir o aparecimento de erosão do solo.
Quanto mais cumprida em íngreme a estrada for mais necessário será a implantação de lombadas objetivo é similar a do terraço em área agrícola é diminuir a força da água da chuva para uma distância menor isto é entre as lombadas.
Fonte: Itajobi
Caixas ou bacias de retenção
As caixas de retenção recebem a água das lombadas a fim de acumular e depois infiltrar a água no solo. A caixa de retenção é fundamental para infiltrar a água no solo, pois não adianta retirar a água da estrada e depois essa água continuar a provocar erosão fora da estrada.
Não é barato construir bacias de retenção pois custa muitas horas de máquinas, mas é uma infraestrutura necessária para preservar a estrada e evitar usando o solo.
Após a construção da bacia de retenção é necessário fazer manutenção periódica depois com o passar dos anos existe a tendência do assoreamento isto é do enchimento da bacia de contenção com partículas do solo.
Se não fizer a manutenção a cada ano que passar o volume de água a ser represado na bacia de contenção irá diminuir e com isso não terá a sua efetividade.
Fonte: ANA
Construção de bueiros
Os bueiros ou manilhas de concreto, são utilizados na estrada em locais de passagem de água embaixo do leito da estrada. Onde o volume de água é pequeno e não compensa financeiramente a construção de ponte.
Muito comum na zona urbana mas também necessário na zona rural a construção de bueiro é fundamental para manter a estrada em seu leito e subleito seca pois sabemos que a base de uma estrada é o leito sub leito e se esses estiverem molhados o úmidos a sua deterioração será mais rápida.
Construção de terraços
O terraço inicia com a lombada da estrada, e o objetivo é conduzir a água para fora da estrada. Estrada com terraço tem menos problemas com assoreamento e erosão.
Lembrando que o terraço é feito dentro da propriedade rural e o objetivo é de segurar a água da chuva e ao mesmo tempo diminuir a intensidade da energia das enxurradas a fim de evitar a erosão do solo. na prática onde você andar em cima de um terraço altitude será mesma em todo o seu percurso na área.
Cascalhamento
O cascalhamento proporcionar uma melhor drenagem da estrada e assim evitar a degradação, assoreamento e erosão. Pois o cascalho irá manter o solo seco em um menor período após a chuva.
Um solo seco quando comparado com o solo molhado não irá se desprender as suas partículas e com isso provocar processos erosivos.
Em um país continental como o nosso não é toda região que existe a disponibilidade de cascalho para ser aplicado em estradas. em algumas regiões é comum a proibição do trânsito de caminhões e maquinário em estradas vicinais após uma chuva, o objetivo é esperar a estrada secar naturalmente e só depois liberar o trânsito do maquinário para não causar a deterioração das estradas de terra.
Conclusão
Nesse artigo, como você pode ver, existe várias medidas para controlar o escorrimento superficial do solo e erosão em estradas.
Você pode implementar algumas dessas medidas nas estradas, ou nos carreadores da fazenda. É o investimento caro trabalhoso e que necessita de manutenção periodicamente.
Os benefícios para o produtor rural que cuida das suas estradas será o transporte da colheita de produtos agrícolas como adubo e trânsito de maquinário de maneira efetiva sem ter que atolar o maquinário e perder tempo no trânsito dentro da propriedade.
Além disso, as medidas será a preservação do solo e da água e manter a camada fértil do solo preservada.
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