Escarificador calcario plantio direto

 Escarificador pneumático de calcário agrícola no plantio direto




Olá, pessoal!

Quando abordamos sobre correção da fertilidade do solo em plantio direto, ainda existem muitas dúvidas sobre este tema.

Na verdade, ainda existe uma lacuna a ser preenchida no que se refere a manejo de fertilidade do solo no sistema plantio direto. É Importante destacar que estamos falando do plantio direto com um certo tempo de implantação na área.

Pois, antes de ocorrer a implantação do sistema de plantio direto na área, a literatura mostra que a recomendação de calagem, gessagem e adubação tem como referência o sistema convencional de cultivo. Nesse momento, o produtor rural está fazendo todo o preparo para que deixe o sistema convencional de cultivo inicie o sistema de cultivo plantio direto.

Fases do plantio direto

O plantio direto como toda tecnologia é composto por fases de desenvolvimento. Podemos dividir as fases de evolução do tempo de implantação do plantio direto em quatro etapas:

1- Fase inicial;

2- Fase de transição;

3- Fase de consolidação;

4- Fase de manutenção.

Vamos fazer um resumo de cada fase do plantio direto para você entender melhor.

Fase inicial

Na fase inicial do plantio direto que começa entre 0 e 5 anos após a implantação do sistema na área. Nessa fase, temos algumas características como mais um acúmulo de palhada e ao mesmo tempo uma elevada decomposição da palhada no solo, um reestabelecimento da biomassa microbiana do solo, uma maior imobilização do nitrogênio pelos microrganismos do solo do que a mineralização do nitrogênio, e uma maior exigência de nitrogênio por algumas culturas como o milho o arroz e outras.

Fase de transição

Na fase de transição do plantio direto que começa após a fase inicial, entre 6 e 10 anos após a implantação do sistema na área. Nessa fase, inicia o processo de acúmulo de matéria orgânica e palhada no solo, aumento da biomassa microbiana do solo e ocorre a disponibilidade de nitrogênio para as plantas pois o processo de mineralização do nitrogênio tende a ser maior do que o processo de imobilização do nitrogênio pelos microrganismos do solo.

Fase de consolidação

Na fase de consolidação do plantio direto que começa após a fase inicial, entre 11 e 20 anos após a implantação do sistema na área. Nessa fase, continua o acúmulo de palhada no solo, o aumento no teor de carbono do solo e aumento da CTC total do solo, a mineralização do nitrogênio é maior do que a imobilização do nitrogênio pelos microrganismos do solo, ocorre a redução do nitrogênio mineral e um aumento da ciclagem de nutrientes no solo.

Fase de manutenção

Na fase de consolidação do plantio direto que começa após a fase inicial, mais que 20 anos após a implantação do sistema na área. Nessa fase, elevado acúmulo de palhada no solo e aumento da CTC total, aumento da biomassa microbiana do solo, a mineralização do nitrogênio continua, redução da resposta do nitrogênio aplicado via fertilizante.

Coleta de solo para análise química

No sistema plantio direto a literatura recomenda a coleta de solo na camada 0-10 cm de profundidade para posterior análise de solo. Dessa forma, está sendo considerado que o solo abaixo dos 10 cm de profundidade, não apresenta restrições químicas às plantas.

Em razão do entendimento que o sistema do plantio direto conseguiu aumentar a fertilidade do solo por meio do aumento no teor de matéria orgânica, aumento da CTC total, aumento da biomassa microbiana do solo e melhoria das características físicas deste solo.

Diferentemente do sistema convencional de plantio onde a coleta de solo é realizada na profundidade de 0 a 20 cm.

Por isso, entende-se que a camada 0-10 cm sob sistema plantio direto é equivalente àquela camada 0-20 cm sob cultivo do sistema convencional (SANTOS et al., 2008).

Mas, várias análises de solo têm mostrado uma distribuição irregular dos nutrientes ao longo do perfil do solo, principalmente de Ca e Mg sistema plantio direto. Assim, já que o a camada abaixo dos 10 cm do plantio direto não está bem corrigida com relação à fertilidade do solo, começa a ter problemas no sistema de plantio direto.

Pesquisa

Esta distribuição irregular dos nutrientes ao longo do perfil do solo no sistema plantio direto tem mostrado a extinção da camada arável do solo, ou seja, a camada de 0 a 20 cm, que não é mais homogênea para avaliar a fertilidade do solo. O resultado é uma grande variação o que chamamos de estratificação dos nutrientes no perfil do solo (DENARDIM, 2015).

Na prática quer dizer que se você tirar uma amostra de 0 a 5 cm de profundidade no solo, provavelmente, os nutrientes estarão classificados como adequados.

Na mesma amostra se você fizer uma análise na profundidade de 10 a 20 cm de profundidade no solo os teores de alguns nutrientes poderão ser classificados como baixo.

E o resultado é a recomendação de adubação de maneira equivocada, em alguns casos poderá recomendar mais adubo do que o necessário e em outros casos recomendar menos adubo do que o necessário.

Isso pode ocorrer devido ao não revolvimento do solo no sistema plantio direto por grades aradora. Ao mesmo tempo o sistema plantio direto não está conseguindo fazer a homogeneização dos nutrientes e da parte física do solo em diferentes profundidades no perfil do solo.

Isso é só um exemplo, cada caso é um caso, para ter certeza você deverá fazer análise solo.

Embora o calcário não seja móvel no solo, analisando a forma de como fornecer Ca e Mg nas camadas abaixo de 10 cm de profundidade. O calcário agrícola aplicado em superfície desce naturalmente até 2,5 cm de profundidade após 130 semanas em um sistema de plantio direto bem-feito (NUNES, 2018).

E até 5 cm de movimentação do calcário no perfil do solo após 3 anos de aplicação em superfície (BORTOLANZA & KLEIN, 2016). É claro que pode haver um desvio padrão em torno desses números, considerando o tipo de solo e o teor de matéria orgânica e clima.

Por isso, a importância de fazer a incorporação do calcário agrícola para que aumente a sua eficiência no sistema convencional ou antes de implantar o sistema plantio direto.

Alguns produtores que tiveram um problema de baixa produtividade, compactação e estratificação dos nutrientes em profundidade no perfil do solo têm adotado o uso do escarificador, a fim de aplicar o calcário de forma pneumática em profundidade no solo.

No caso, o escarificador adaptado quebra a camada compactada até 25 cm de profundidade, ao mesmo tempo aplica o calcário.

Pesquisa

Este estudo, mostrou que o escarificador adaptado eliminou a compactação do solo, ao mesmo tempo injetou calcário por meio de ar em profundidade. Deste modo, melhorou as condições químicas do solo em relação a aplicação superficial de calcário agrícola no sistema plantio direto.

Além disso, a incorporação profunda de calcário agrícola e a mobilização do solo aumentaram o rendimento de grãos da cultura da soja, quando comparado com a aplicação de calcário na superfície (KLEIN et al., 2007).

Neste mesmo estudo, os autores reconhecem que o equipamento não distribuiu o calcário agrícola de forma homogênea no solo. Pelo fato, do escarificador não ser muito eficiente no revolvimento do solo.

Também foi observado bulbos, ou seja, filetes de calcário concentrados na direção de deslocamento com aproximadamente 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura.

Assim, nestes filetes com calcário concentrado, teremos um excesso de Ca e Mg e a insolubilização de outro nutrientes como o P, Cu, Fe Mn e Zn.

Pesquisa

Outro estudo sobre a utilização de escarificador com aplicação pneumática de calcário no solo obteve os seguintes resultados:

Aumentou a variabilidade (vertical e horizontal) que não existia dos nutrientes da análise do solo;

Nas próximas amostras de solos, será difícil de saber o rastro do trator e das hastes que fez a incorporação do calcário;

Problemas na próxima coleta de análise de solo. Pois se a coleta de solo for da forma tradicional, ou seja, em zigue-zague.

A amostra será pouco representativa em razão do local onde foram coletadas as amostras.

Com mais pontos de coleta perto das hastes que foram aplicado o calcário ou mais perto das entre hastes de aplicação do calcário (LABORSOLO, 2019).

O solo é heterogêneo por natureza, e com o uso dessa tecnologia os estudos mostram que a tendência é ficar mais heterogêneo da forma que o calcário agrícola é aplicado.

Plantio direto bem-feito

Importante destacar que a tecnologia do plantio direto é uma tecnologia inovadora que coloca o Brasil como um grande produtor de alimentos do mundo. Por isso, nós somos conhecidos como celeiro do mundo.

O sistema plantio direto além de reduzir custo e aumentar a produtividade é um sistema conservacionista do solo e da água o que traz ganhos para o produtor rural e toda a sociedade.

Porém, para que o sistema plantio direto de fato funcione é necessário seguir alguns requisitos para o sucesso da tecnologia na área implantada.

É o primeiro passo ocorre antes da implantação do sistema plantio direto na área. Nesse momento, ocorrerá um grande investimento financeiro pelo produtor rural principalmente com a aquisição da insumos como calcário, gesso agrícola e adubo.

Com relação ao calcário deverá ser aplicado na camada de 0 a 20 cm de profundidade do solo, a fim de que o solo seja corrigido quanta a sua acidez, isto é, o pH do solo, fornecer cálcio e magnésio e neutralizar o alumínio tóxico para as plantas.

Na camada abaixo, isto é, de 20 a 40 cm de profundidade dependendo da cultura a ser implantada. o produtor rural deverá fazer a aplicação de gesso agrícola. objetivo do gesso agrícola é de condicionar o solo, promovendo uma melhor condição para que as raízes das plantas exploram este solo em profundidade. O gesso agrícola irá fornecer de cálcio e enxofre e neutralizar o alumínio tóxico para as plantas. Com isso, as plantas irão explorar o maior volume do solo, no caso absorvendo mais nutrientes e mais água.

Caso necessário antes da implantação do sistema plantio direto será necessário a correção total dos teores de fósforo e potássio e alguns micronutrientes. Geralmente, essa correção total desses nutrientes fica bastante caro depois são insumos com preço maior do que o calcário e o gesso agrícola.

Após todo esse investimento na fase de implantação do sistema plantio direto o produtor deverá promover a manutenção do sistema plantio direto para que possa ter uma boa produtividade e uma redução de custo financeiro com as culturas agrícolas.

Alguns dos processos envolvidos na manutenção do plantio direto consiste em:

Não gradear a terra;

Manter a superfície do solo coberta com planta viva na entressafra;

Fazer a rotação de cultura.

Todos os processos acima citados para a manutenção de um plantio direto bem-feito, isto é, com qualidade é necessário para o perfeito funcionamento do sistema.

Quando um desses processos não é realizado pelo produtor rural, geralmente, ou sistema plantio direto começa a ter problemas. Entre os problemas, nós já apresentamos neste artigo como exemplo temos a estratificação dos nutrientes no perfil do solo, a baixa produtividade da cultura agrícola e com isso um baixo retorno financeiro ao produtor rural.

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, o uso escarificador pneumático de calcário agrícola no plantio direto para a correção na fertilidade do solo em profundidade no perfil e ao mesmo tempo a quebra da camada compactada do solo.

como toda a tecnologia existe as vantagens e desvantagens do uso do escarificador pneumático na aplicação de calcário agrícola no sistema plantio direto.

Entre as vantagens, conforme as pesquisas mostram, foi o fornecimento de cálcio e magnésio em profundidade e a quebra da compactação do solo e aumento da produtividade da cultura agrícola.

Entre as desvantagens, conforme visto, podemos destacar o aumentou da variabilidade tanto vertical quanto horizontal que não existia dos nutrientes da análise do solo. O aumento na variação dos nutrientes espacialmente no solo irá provocar um fornecimento nutricional para as plantas de modo heterogêneo. na prática quer dizer que em determinadas partes do talhão as plantas estarão mais bem nutridas em outras partes as plantas estarão menos nutridas por causa da variação de nutrientes do solo.

Essa variação de nutrientes do solo que tem impacto direto na produtividade homogênea do talhão e assim causa grande variação na produtividade do talhão.

Lembrando que essa incorporação de calcário em profundidade ocorre por falta de manutenção exigidas pelo plantio direto. quando o produtor faz o manejo do plantio direto apenas achando que compraram uma plantadeira, fazer o monocultivo ou apenas a sucessão de cultivo na área será o suficiente. na maioria das vezes esse tipo de sistema plantio direto terá problemas na fertilidade do solo em profundidade na estrutura física do solo por meio do aparecimento de compactação e por fim uma produtividade média a baixa na área.

Por outro lado, produtores rurais que fazem a manutenção correta do sistema de plantio direto em sua área têm obtido excelentes resultados com relação à produtividade e o fornecimento de nutrientes em todo o perfil do solo.

E quanto mais tempo passar após a implantação do sistema plantio direto, isto é, entre as fases conforme vimos: fase inicial, fase de transição, fase de consolidação e fase de manutenção, a tendência é desse produtor que faz a manutenção correta do sistema plantio direto ter uma maior lucratividade financeira em sua propriedade rural.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato