Fósforo no solo. Extrator mais adequado

 Fósforo no solo. Extrator mais adequado



Olá, pessoal!

Neste artigo, você vai entender a importância de usar ou extrator do teor de fósforo do solo correto, a fim de obter um número mais preciso de acordo com a sua realidade.

Preocupa-se muito, se o teor de fósforo está baixo no solo. E qual a quantidade de adubo fostatado fornecer.

Qual a fonte economicamente viável para aplicar este ano, será o supersimples, o supertriplo, MAP ou DAP. 

Acontece, que na análise de solo, se utilizado o extrator em que não é adequado para a realidade do solo do talhão. Provavelmente, cometerá algum erro na quantidade de fósforo a ser fornecida. 

O erro ocorre de duas formas: o produtor aplica mais adubo do que deveria e não obtém a produtividade esperada, ou aplica menos adubo que deveria, e não obtém a produtividade esperada. Independente da forma, é prejuízo para o produtor rural.

Leia, neste artigo alguns pontos importantes para a análise de teor de fósforo do solo e após fazer a recomendação de adubação fosfatada.


Fertilidade do Solo

Para ter uma boa produção é necessário que o solo forneça os nutrientes adequados para as plantas. para saber se o solo apresenta bons teores deu nutrientes para as plantas é realizado a análise de solo a fim de classificar os teores de nutrientes em: muito baixo, baixo, adequado e alto.

Dependendo do nutriente e da sua classificação será necessário o produtor rural adicionar mais ou menos fertilizante na área a fim de tornar esse solo fértil para ter uma boa produtividade.

 

Fontes de fertilizantes fosfatados

São esses detalhes que fazem a diferença na escolha da fonte de adubo fosfatado, bem como para os outros nutrientes. Em um primeiro momento, vamos entender o grau de solubilidade dos fertilizantes fosfatados.

Lembre-se de que a solubilidade do fertilizante fosfatado é variável de acordo com o extrator do fosfato em laboratório. Os tipos de extratores utilizados para determinar a solubilidade são: a água, o citrato neutro de amônio e o ácido cítrico.

Quando escolher a fonte de adubo fosfatada, você não deve se esquecer da solubilidade dessa fonte, dado que a solubilidade e a concentração de fósforo no fertilizante determinam o preço.

A seguir, resumo as principais fontes de adubo fosfatado e suas respectivas solubilidades.

O primeiro grupo, composto por superfosfato simples, superfosfato triplo, MAP, DAP e alguns fertilizantes que contêm no mesmo grânulo N, P, K, tem como característica a solubilidade do total em fósforo maior que 90 % solúvel em água. O resultado dessa alta solubilidade em água é a dissolução rápida no solo e a absorção eficiente pela planta.

No segundo grupo, temos as rochas fosfatadas nacionais, em que o fosfato foi parcialmente acidulado. A solubilidade desse grupo é 45 % do fósforo total em citrato neutro de amônio e água. Assim, o segundo grupo é caracterizado por média solubilidade em água e em citrato neutro de amônio.

No terceiro grupo de fertilizantes fosfatados estão o termofosfato e fosfato bicálcio. A característica de solubilidade desse grupo consiste em ser insolúvel em água e 90 % de solubilidade em citrato neutro de amônio e ácido cítrico. Assim, o terceiro grupo é caracterizado por ser insolúvel em água e altamente solúvel em citrato neutro de amônio e ácido cítrico.

No quarto grupo de fertilizantes fosfatados estão os fosfatos naturais de alta reatividade, como Gafsa, Carolina do Norte, Daoui e Arad. A característica de solubilidade desse grupo é insolúvel em água e 32 % de solubilidade em ácido cítrico. Assim, o quarto grupo é caracterizado por ser insolúvel em água e ter média solubilidade em ácido cítrico.

E, no último grupo, os fertilizantes fosfatados naturais do Brasil, como o fosfato de Catalão, o de Araxá e o de Patos de Minas. A característica de solubilidade desse grupo é a insolubilidade em água e em ácido cítrico.

Agora que você sabe a divisão básica dos fertilizantes fosfatados de acordo com a solubilidade, vamos entender a divisão dos fertilizantes fosfatados de acordo com a eficiência agronômica.

A eficiência agronômica do fertilizante fosfatado consiste em fornecer o fósforo para a planta, a fim de aumentar a produtividade por unidade de fósforo aplicado, isto é, a relação entre quilo de fósforo aplicado por determinada fonte de fertilizante e quilo produzido pela cultura agrícola.

Existe diferença entre o grau de solubilidade dos fertilizantes fosfatados e a eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados. Você sabe que diferença é essa?

A eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados, da mesma forma que seu grau de solubilidade, depende da solubilidade em água, em citrato neutro de amônio e em ácido cítrico, porém devem ser acrescentadas as seguintes variáveis: o tipo do solo, a mineralogia de formação do solo, o tipo da cultura agrícola, a forma de aplicação do adubo fosfatado e o histórico de manejo da área.

Observe que a eficiência agronômica do fertilizante fosfatado não é tão simples assim, e é muito mais complexa quando comparada com o grau de solubilidade.

Há um trabalho bastante interessante que mostrou a eficiência do fertilizante fosfatado em dezoito tipos de culturas. Algumas das culturas analisadas foram: algodão, amendoim, batata, banana, cacau, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja e tomate. A variação da eficiência do fertilizante fosfatado, também chamada de taxa de desfrute do fertilizante fosfatado, variou entre 41 % e 63 % de modo geral para todas as culturas (Cunha et al., 2011).

O que significa, por exemplo, essa eficiência do fertilizante fosfatado em 41 %?

Significa que, do total de adubo fosfatado aplicado à área, 41 % do fósforo foi absorvido e exportado pela planta, e os outros 59% do fósforo aplicado via adubação ficaram acumulados no solo, de modo a proporcionar a correção gradual do fósforo no solo e, assim, aumentar a fertilidade desse solo.

É importante destacar a variação da eficiência do fertilizante fosfatado, você sabe dizer em qual percentual é a eficiência do fertilizante fosfatado na propriedade em que presta consultoria?

Será que a eficiência do fertilizante fosfatado está dentro desse percentual de variação entre 41 % e 63 %? Ou está abaixo dessa variação, ou pode ser que esteja acima.

Entendo que a eficiência do fertilizante fosfatado é uma ferramenta essencial para realizar o manejo eficiente do fósforo. Desse modo, você pode implementar a análise da eficiência do fertilizante fosfatado em sua área, a fim de otimizar o uso da adubação fosfatada e, com isso, reduzir os custos e aumentar os lucros.

Extratores mais usados em laboratório para quantificar os nutrientes presente do solo

Pelo fato de ter uma diversidade de nutrientes na análise solo, cada nutriente tem um extrator ou vários extratores específicos, a fim de obter a quantidade mais precisa do teor de nutrientes no solo.

O objetivo do extrator usado em laboratório para quantificar os nutrientes do solo é ter um comportamento semelhante a raiz da planta na extração daquele nutriente.

Para a escolha do extrator correto de nutrientes é recomendado levar em consideração os seguintes fatores: boletim de pesquisa usado em seu estado ou região para recomendação de adubação, de cultura que será plantada, o tipo de solo é principalmente obter o histórico da área no que diz respeito se já houve adubação realizada ou não.

Vamos ver alguns exemplos dos nutrientes analisados no solo e o respectivo extrator usado em laboratório para determinar a quantidade desse nutriente mostrado na análise de solo.

Lembrando que isto não é uma regra fixa, cada laboratório usa o seu extrator adequado de acordo com o boletim de pesquisa de adubação do Estado.

Por exemplo, para extração de cálcio e potássio pode ser usado o cloreto de potássio, o pH do solo pode ser obtido por meio do extrator universal a água. No caso do fósforo pode ser usado alguns extratores como o Melich, a resina e o P- remanescente.

 

Analisar o histórico da área (adubação fosfatada já realizada)

Depois de coletar o solo de uma área e mandar para o laboratório para fazer análise, é importante você saber o histórico de adubação já realizada nesta área.

Pois, dependendo do tipo de adubo usado anteriormente essa fonte de adubo fosfatado poderá aumentar ou diminuir o teor de fósforo na análise de solo.

Isso mesmo, o tipo de adubo aliado ao extrator usado pelo laboratório na análise solo poderá mostrar um teor equivocado da quantidade de fósforo nesse solo.

Para evitar esse problema você pode perguntar ao produtor rural qual o tipo de adubo que ele já usou na área. Digamos na área foi aplicada um fosfato natural, então de acordo com esse tipo de adubo, você deverá escolher um extrator mais apropriado para saber a quantidade de fósforo que tem nesse solo.

Outro exemplo, digamos que foi aplicado um superfosfato simples, neste caso você deverá escolher um outro extrator de fósforo no solo mais adequado para este tipo de fertilizante.

 

Qual a importância do tipo de extrator de fósforo utilizado na análise de solo? 

Muito importante! Já que toda a recomendação de adubação fosfatada tem como referência o extrator de fósforo utilizado na análise de solo.

Se o laboratório utilizou o extrator Melich deverá ser considerado o teor de argila deste solo e a quantidade de adubo recomendada será uma. Por outro, lado se o laboratório usou o extrator Resina a quantidade de adubo fosfatado será outra.

 

O que devo fazer, para saber se o extrator de fósforo da análise está adequado de acordo com a realidade do solo do talhão? 

Vamos entender melhor alguns extratores de fósforo do solo mais usados, suas vantagens e desvantagens para que você possa fazer uma escolha adequada.

Vamos começar com  o Mehlich, o extrator mais utilizado no país, pelo fato de ter mais pesquisa com este extrator em todo o Brasil, e é mais antigo.

Além disso, a matéria prima que compõem o Mehlich é o ácido clorídrico + ácido sulfúrico, com um custo menor se comparado com o extrator Resina.

O problema do extrator Mehlich é a sua solução com pH entre 2 e 3 (SANTOS et al., 2008). Isso significa, uma solução muito ácida, que derrete qualquer coisa, como se diz.

No caso da análise de fósforo com extrator Mehlich temos as seguintes situações.

Desvantagens:

Superestima a disponibilidade de P em solos tratados com fosfatos naturais ou fosfatos naturais reativos, ou seja, o teor de fósforo poderá ser classificado como alto;
Em áreas que todo ano aplica fertilizantes fosfatados acidulados (superfosfato simples, superfosfato triplo ou MAP e DAP), na análise de solo o teor de fósforo será baixo, e na verdade pode não estar classificado como baixo.

Pesquisas mostram que em solo argiloso, pode subestimar os valores de P disponíveis no solo se comparado com solo arenoso. Nesse exemplo, acontecia com certa frequência, a necessidade de adubação pesada, todos os anos com (supersimples, supertriplo ou MAP e DAP), dado que na análise mostrava um teor de fósforo baixo. Mesmo assim, não obtinha a produtividade esperada.

Vantagens:

Custo da análise do Melich mais barato do que a análise com Resina;
Disponível na maioria dos laboratórios de análise de solo do Brasil.


Extrator Resina

O extrator Resina surgiu no estado de São Paulo, em razão dos produtores de algodão aplicarem uma adubação pesada de fósforo no solo (em torno de 135 kg/ ha de P2O5) e não consegui uma produtividade esperada de algodão.

Em razão, usar é até o momento o extrator Melich, sendo o primeiro extrator de fósforo desenvolvido no Brasil.

Vantagens:

Simula o comportamento do sistema radicular das plantas na absorção de fósforo;
Pode ser utilizada para analisar solos argilosos;
Não superestima a disponibilidade de fósforo em solos tratados com fosfatos naturais e acidulados.

Desvantagens:

Custo da análise mais caro do que o Mehlich;
Não disponível, na maioria dos laboratórios de análise de solo do Brasil. Encontra-se com mais frequência no estado de São Paulo.

 

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, antes de fazer a análise de solo, fique atento com o tipo de extrator de fósforo usado pelo laboratório.

Caso você tenha uma área em que foi aplicada fosfato natural tenha cuidado ao escolher o tipo de extrator de fósforo do solo.

outro indicativo importante é verificar o teor de fósforo na planta por meio de análise foliar é uma excelente ferramenta para confirmar se a adubação aplicada está de fato atendendo a demanda nutricional da planta.

Outro fator, a ser utilizado é a produtividade da cultura. Observe-se de acordo com adubação aplicada a produtividade está condizente com o programado.

Observando esses detalhes você poderá ter uma adubação fosfatada mais assertiva na área com o objetivo de reduzir o custo de produção com adubos fosfatados e aumentar a produtividade.

Sempre consulte um profissional habilitado para fazer a recomendação de adubação em alguma atividade agropecuária.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato