Metodo interpretacao analise foliar

 

Quais são os métodos de interpretação dos resultados da análise foliar?



Olá pessoal!


Em um artigo anterior, já escrevi sobre.
Agora vamos responder a pergunta do título. 

Quais são os métodos de interpretação dos resultados da análise foliar?



Entre os métodos de interpretação dos resultados da análise foliar temos o nível crítico (NC), o índice balanceado de kenworthy (IBK), a faixa de suficiência (FS)  e o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS).


Nesse momento, surge a seguinte dúvida. 


Qual método utilizar?



Antes de responder essa pergunta, vamos entender cada método de interpretação dos resultados da análise foliar.

O método do nível crítico (NC), é considerado um método univariado, isto significa que um nutriente isolado sem considerar uma correlação com os outros nutrientes.

Também não consegue determinar qual o nutriente mais limitante para a planta, caso ocorra a deficiência de vários nutrientes. O valor classificado no método do nível crítico é exato.

O método dos Índices Balanceados de Kenworthy (IBK) é considerado um método univariado, com um detalhe, em que é mostrado o saldo existente do nutriente entre o que foi efetivamente absorvido e o que era demandado pela planta.

O método da faixa de suficiência é considerado um método univariado, em que o valor a ser classificado do nutriente ocorre por faixa de valor adequado ou inadequado.

Por fim, temos o método Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS). O método DRIS realiza a análise dos nutrientes de forma multivariada. Isto significa que a análise é realizada de forma bivariada, um nutriente em relação ao outro nutriente.

Soma-se a isto, o método DRIS mostra a ordem de limitação dos nutrientes tanto pela deficiência quanto pelo excesso presente na análise foliar.


Isso é muito importante e deve ficar gravado ao interpretar uma análise foliar. Portanto, vou destacar essa parte.


Quando analisar um nutriente, fique atento para o fato do teor de nutriente estiver classificado como deficiente.


A causa da deficiência não pode ser somente pela baixa disponibilidade no solo e sim devido a interação entre os nutrientes. O resultado é a diminuição ou o aumento da absorção do nutriente presente na folha.


Em que na análise foliar pelo método DRIS esta interação entre os nutrientes é claramente demonstrada.



Caso você tenha interesse em saber mais sobre o método DRIS. E além de saber, aplicar na prática um resultado de análise foliar no método DRIS de forma gratuita.


A Embrapa Soja, disponibiliza gratuitamente o DRIS para análise foliar. Além de inserir os dados da análise foliar é possível de inserir também os dados da análise de solo.

O único cuidado que você deve ter ao utilizar o DRIS da EMBRAPA Soja. É que o método está calibrado para o Estado do Paraná.

Caso tenha interesse em conhecer o sistema DRIS da EMBRAPA Soja, clique aqui.

E sabemos que o correto é você utilizar com dados calibrados para o seu Estado. Por isso que os Estados têm a sua Comissão de Fertilidade do Solo.


Bom pessoal, diante dessas informações. Fica a pergunta.


Você profissional, consultor das ciências agrárias. Nas propriedades rurais que vocês prestam consultoria. 


Qual método para interpretação dos resultados da análise foliar você tem utilizado?


Deixe sua resposta nos comentários.


Até a próxima!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato