Eficiencia adubacao fosfatada ph solo

 

Qual o efeito do pH do solo na eficiência da adubação fosfatada?



Olá pessoal!

Hoje, na primeira parte do artigo, vou lembrar da influência do pH na disponibilidade de fósforo no solo.

 

Depois, você vai conhecer as características dos fosfatos acidulados e quando aplicar no solo e na sequência as características dos fosfatos naturais e em qual situação deverá ser utilizado.

 

Por fim, respondo à pergunta do título desse artigo, espero que tenha uma aplicação prática no planejamento da sua adubação.

 

Lembrando que a variação do pH do solo, afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes para a planta. Já escrevi um artigo sobre isso,clique aqui para ler.

 

Fosfato acidulado

 

O fosfato acidulado tem como característica em seu processo de produção, a aplicação somente de ácido sulfúrico ou a mistura de ácido sulfúrico mais ácido fosfórico na rocha fosfatada.

 

Os fertilizantes gerados são: superfosfato simples, superfosfato triplo, MAP, DAP. Já escrevi em outro artigo, sobre a eficiência agronômica desse grupo de fosfato acidulado, clique aqui para ler.

 

Pelo fato dos fertilizantes acima citados, pertencerem ao grupo de fosfato acidulado. Você sabe que esses fertilizantes têm uma solubilidade em água alta. Dessa forma, altamente eficiente agronomicamente para o fornecimento de fósforo para a planta, desde que observado algumas condições em relação ao pH do solo.

 

Em relação ao pH, é recomendado a aplicação de fonte acidulada no solo com pH entre 6 a 6,8, de forma localizada (POTAFOS, 2003). Pelo fato exposto anteriormente, da influência do pH na disponibilidade do fósforo para a planta.

 

Você aplica fosfato acidulado na cultura, todos os anos agrícolas de acordo com a fertilidade do solo. A fim de fazer a construção, a manutenção ou a reposição do nutriente.

 

Fosfato natural

 

O fosfato natural é a própria rocha fosfatada, seja de origem vulcânica ou sedimentar. O processo de produção consiste, somente, em tritura a rocha, a fim de obter o produto na forma de farelo ou de grânulo.

 

Os fertilizantes gerados são: os fosfatos naturais de alta reatividade como Gafsa, Carolina do Norte, Daoui e Ara. Também, os fosfatos naturais do Brasil como o fosfato de Catalão, Araxá, Patos de Minas.

 

Pelo fato dos fertilizantes acima citados, pertencerem ao grupo de fosfato natural, você sabe que esses fertilizantes têm uma solubilidade em água baixa. Dessa forma, uma baixa eficiência agronômica para o fornecimento de fósforo para a planta.

 

Você deve estar ciente, pois para ocorrer a solubilização do fósforo, é necessário um pH ácido, isto é, pH menor do que 5,5 (ANDA, 2000).

 

 E o ideal é a aplicação a lanço, incorporando o fosfato natural ao solo, a fim de acelerar o seu processo de solubilização.

 

O fosfato natural é aplicado, geralmente em áreas novas, devido a baixa fertilidade natural que a área tem.

 

Justamente, nesse momento, em que a análise de solo mostra teores de fósforo classificados como muito, baixo ou médio no solo. Você deve aplicar o fosfato natural na área.

 

Desse modo, você irá construir a fertilidade do solo, a fim de elevar o teor de fósforo para classificação de adequado ou alto. Ou seja, acima do nível crítico.

 

Qual o efeito do pH do solo na eficiência da adubação fosfatada?
 

O efeito do pH do solo é direto na adubação fosfatada, já que para ter eficiência na fonte de fosfato escolhido. Você deve levar em consideração: o pH atual do solo manejado e o tipo de fosfato a ser aplicado.

 

Você tem uma grande variedade de fontes de fosfato, basta planejamento, que poderá ser utilizada na safra.

 

Lembre-se: de acordo com a fonte de fosfato utilizada, fique atento com o pH do solo, para não desperdiçar dinheiro e ter altas produtividades.

 

Você profissional, consultor das ciências agrária, nas propriedades rurais que prestam consultoria.

 

Tem levado em consideração, o efeito do pH na eficiência da adubação fosfatada?

 

Deixe sua resposta nos comentários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato