Melhor ferramenta amostragem solo

Qual a melhor ferramenta de amostragem para coleta de solo?



Olá, pessoal!

Amostragem de solo

Objetivo da amostragem de solo é de conhecer a fertilidade atual do solo por meio da análise química e física do solo antes de plantar a cultura agrícola. É importante destacar que a análise de solo é utilizada na fase de planejamento da cultura, ou seja, antes que seja plantada a cultura.

O ideal é realizar a coleta de solos na fazenda logo após a colheita devido a vários fatores:

O solo apresenta algum teor de umidade o que facilita e agiliza o processo de coleta do solo.

Os laboratórios de análise de solo estão com menos demanda. Assim a o resultado da análise de solo é disponibilizada mais rápida para o produtor.

Com isso, o produtor pode fazer a aquisição de insumos principalmente de fertilizantes como o N:P:K e outras matérias primas como o MAP, DAP, Super Simples, Super Triplo, Cloreto de Potássio, Uréia, Sulfato de Amônio, Nitrato de Potássio com um preço menor, já que em ano normal, o preço do adubo fica mais barato durante a colheita.

A análise química do solo irá mostrar a quantidade de nutrientes que tem disponível para as plantas. Com isso, o produtor rural poderá aplicar uma quantidade correta de fertilizante para suprir as necessidades do solo e da planta.

Ao mesmo tempo análises físicas do solo irão mostrar qual é a textura que esse solo possui, isto é, se o solo é mais arenoso ou argiloso. Pois, para recomendar o tipo e a quantidade de adubo a ser aplicado deve ser levado em consideração qual é a textura do solo.

 

Conceito da amostragem de solo na agricultura tradicional

Na agricultura tradicional amostragem do solo é realizada da seguinte forma.

Primeiro deve ser coletado no mínimo entre 15 e 20 subamostras que serão misturadas e que irá formar uma amostra apenas representando um talhão.

O tamanho do talhão a ser retirado a subamostras de solos deverá ter no máximo 20 ha.

Caminhar pelo talhão em zig-zag coletando as subamostras principalmente nas manchas de solo que tem no talhão e evitando amostras perto de estradas, carreadores e na borda do talhão.

As manchas de solo podem ser identificadas no campo pela pessoa que irá amostrar o solo pela diferença de cor e da sua textura do solo. O objetivo é esse coletar várias amostras de diferentes manchas de solos presente em um talhão para depois fazer uma média.

Se a coleta for realizada em área maior que 20 ha, a chance de erro no teor de nutrientes da análise de solo é grande. Pois o tamanho de 20 ha é o tamanho máximo para formar uma análise de solo.

Caso, o talhão seja maior que 20 ha, este talhão deverá ser dividido em área de 20 ha no máximo para que a amostra seja representativa do solo.

As duas recomendações acima devem ser seguidas a risca para que os resultados dos teores de nutrientes apresentados na análise solo sejam verdadeiros.

Caso, as recomendações acima não sejam seguidas, provavelmente, o resultado dos teores de nutrientes na análise solo não serão verdadeiros.

 

Conceito da amostragem de solo na agricultura de precisão

Já na agricultura de precisão, a amostragem de solo é realizada de forma diferente da agricultura tradicional. Pois, o tamanho máximo para amostragem de solo será entre 2 e 5 ha.

Sendo que 2 ha de amostragem de solo para áreas, mas declivosas e áreas com topografia plana será aproximadamente de 5 ha. Cada caso é um caso.

Neste exemplo, a agricultura de precisão está em sua fase inicial de implantação na propriedade rural, isto é, está no formato de coleta em grid. Com o passar dos anos o técnico e o produtor rural poderão optar pela amostragem de solo na agricultura de precisão de acordo com a zona de manejo.

Na zona de manejo usado na agricultura de precisão, o tamanho da área a ser amostrada não é padronizado. Devido uma zona de manejo apresentar características similares como o teor de argila, matéria orgânica, tipo de solo, disponibilidade de água para a planta e produtividade da cultura.

Independentemente do tipo de amostragem de solo seja na agricultura tradicional ou na agricultura de precisão as ferramentas usadas para a coleta de solo serão as mesmas. dessa forma cada ferramenta tem vantagem desvantagem na variável tempo de coleta, custo financeiro, qualidade da coleta do solo.

Todas as variáveis deverão ser levadas em conta pelo técnico e produtor rural,  a fim de ver qual é a mais adequada a sua realidade.

Outro ponto importante é que o técnico/ produtor rural deve ter cuidado ao retirar a análise de solo da subsuperfície (20 a 40 cm) para que não ocorra a contaminação pela camada de solo da superfície de (0 a 20 cm) de profundidade.

Este cuidado para evitar a contaminação entre as camadas de solo e posteriormente na alteração do resultado dos nutrientes deve ocorrer na retirada e na limpeza do instrumento durante a coleta de solo.

Sendo que em fertilidade do solo é recomendado fazer a coleta da superfície do solo de (0 a 20 cm) de profundidade para a aplicação de calcário e adubo.

E a coleta de solo na subsuperfície (20 a 40 cm) é para a aplicação de gesso agrícola.

 

Opções de amostradores para coleta de solos

No mercado temos as seguintes opções para realizar a coleta de solos: a pá de corte quadrada, os trados de um modo em geral seja o de caneca, o holandês e o trado de rosca.

Pá de corte quadrada

É importante destacar que a pá de corte deve ser quadrada para que ocorra uma coleta homogênea do solo. Se a par de corte utilizada não for com a borda quadrada, ocorrerá e erros no teor dos nutrientes na análise de solo.

A pá de corte quadrada é um instrumento de referência na pesquisa na área de solos, pois a quantidade solo retirada é grande e representativa para a amostra coletada.

Vantagem:

Maior qualidade nos resultados apresentado na análise de solo.

É possível fazer a coleta com o solo apresentando uma menor umidade.

Não contaminação da amostra na coleta do solo entre os horizontes em profundidade no perfil.

Desvantagem:

Mais trabalhoso e demorado a coleta de solo comparado com as outras ferramentas.

Maior custo financeiro para a coleta de solo quando comparado com as outras ferramentas.

 

Trado de caneca ou holandês

Tanto o trado de caneca quanto o trado holandês são instrumentos muito utilizado na pedologia. Para realizar a amostragem dos vários horizontes que um solo possui. Como exemplo o Horizonte A, Horizonte B, Horizonte C e o Horizonte R e e definir a ordem deste solo. Por exemplo se o solo é um Latossolo, Argissolo, Neossolo Quartzarênico, Cambissolo e outros.

Geralmente o trado de caneca quanto o trado holandês tem um comprimento de 1,20 m justamente para verificar de preferência a localização da profundidade do horizonte B.

De acordo com a pedologia o Horizonte B de um solo é o Horizonte que expressa a máxima características que um pode solo apresentar. E esse Horizonte B varia a sua profundidade de acordo com a ordem do solo.

Um solo pode apresentar o seu horizonte B com 10 cm de profundidade ou em outro extremo pode ocorrer o horizonte B com mais de 200 cm de profundidade.

E solos classificados como Neossolo não tem o horizonte B, no caso o Neossolo Quartzarênico conhecido como solo arenoso e o Neossolo Litólico, os solos que tem rocha

Vantagem:

Boa qualidade nos resultados apresentado na análise de solo.

É possível fazer a coleta com o solo apresentando um teor de umidade médio.

Não contaminação da amostra na coleta do solo entre os horizontes em profundidade no perfil.

Desvantagem:

O tempo e o trabalho da coleta de solo são intermediários quando comparado com as outras ferramentas.

Custo financeiro intermediário para a coleta de solo quando comparado com as outras ferramentas.

 

Trado de rosca

É o trado mais utilizado pelo pessoal que trabalha com agricultura de precisão em razão do grande número de amostras de solo que deverão ser coletadas.

Vantagem:

Rapidez na coleta do solo quando comparado com as outras ferramentas.

Custo financeiro menor para a coleta de solo quando comparado com as outras ferramentas.

Desvantagem:

Necessário um maior número de coleta de amostras do solo, em virtude do pouco volume coletado de solo.

Contaminação da amostra na coleta do solo entre os horizontes em profundidade no perfil.

 

Vamos analisar as pesquisas publicadas sobre a influência nos resultados da análise de solo devido ao tipo de amostrador utilizado.

 

Pesquisa 1 – Avaliação nos resultados da análise de solo com diferentes instrumentos de coleta

Um estudo conduzido por (Oliveira et al.,2007), avaliou a diferença nos resultados da análise de solo, entre  a pá de corte e o trado de caneca. Em relação a média e a variabilidade doas índices de fertilidade do solo sob plantio direto (PD) e preparo convencional (PC). 

O resultado foi uma maior variabilidade no trado de caneca se comparado com a pá de corte, independentemente do tipo de preparo do solo. 

E a recomendação para a substituição da pá de corte pelo trado de caneca pode ocorrer, desde que na preparação da amostra composta de solo utilize a seguinte proporção: 17 % das amostras simples sejam coletadas no sulco de plantio, 33 % a 10 cm de distância do sulco e 50 % no ponto médio entre os sulcos.

Dessa forma, a variabilidade será a mesma nas duas ferramentas de coleta do solo.

Fiz questão de mostrar esta pesquisa, pelo fato de ter sido realizada ao mesmo tempo no plantio direto e no plantio convencional. Mostrando que a variabilidade dos resultados na análise de solo foi maior, quando utilizado o trado de caneca, independente do sistema de plantio adotado.

 

Pesquisa 2 - Avaliação nos resultados da análise de solo com diferentes instrumentos de coleta

 

Outro estudo realizado por (ROSOLEM, et al., 2010), comparando o resultado da análise solo da pá de corte e com vários tipos de trados. 

Foi analisado na análise de solo os valores de pH, matéria orgânica, acidez do solo, Al trocável e P disponível. E o resultado foi que esses elementos foram equivalentes para todas as ferramentas empregadas. Não havendo diferença significativa entre eles.

Entretanto, para as bases do solo (Ca, Mg e K), as ferramentas empregadas resultaram, na maioria das vezes, em resultados diferentes dos obtidos pela pá de corte.

Com destaque para o cálcio, em que o coeficiente de concordância entre pá de corte e a sonda aberta foi de 0,78 na camada de 0 a 20 cm de profundidade do solo.

E o potássio em que na camada de 0 a 20 cm de profundidade, o coeficiente de concordância entre pá de corte e o trado de rosca foi de 0,59. Lembrando que o potássio é um nutriente muito móvel no solo principalmente em solos arenosos.

Esta pesquisa mostrou que a variabilidade foi enorme principalmente para o potássio. imagine você interpretando o resultado de uma análise solo onde o teor de potássio foi classificado como baixo e na verdade a interpretação deveria ser classificado como médio.

A quantidade de adubo aplicada de potássio será bem maior do que deveria ser devido o instrumento utilizado para a coleta de solo. Neste momento, mostra a importância do instrumento usado para a coleta de solo.

Diante das pesquisas realizadas, a pergunta que você tem que responder é.

Qual a melhor ferramenta de amostragem para coleta de solo?

Bom, essa pergunta está muito vaga. Vamos aprofundar.

Se o seu objetivo é rapidez na coleta da amostra de solo, o trado de rosca é imbatível. Ainda mais se for utilizado uma furadeira por exemplo a quantidade de amostras de solo coletada por dia será enorme e apenas uma pessoa será capaz de realizar o trabalho.

O resultado será uma rapidez na coleta de solo com um custo bem menor do que se esse solo fosse coletado com a pá de corte.

Agora, se o seu objetivo é qualidade dos valores dos nutrientes obtidos na análise de solo. A pá de corte é o instrumento recomendado.

No cotidiano, sempre escuto que a amostra do trado de rosca tem a mesma qualidade da amostra de solo coletado pela pá de corte. Não concordo, o trado peca na qualidade conforme as pesquisas acima mostram.

Por isso, você deve fazer a seguinte análise de acordo com as vantagens e desvantagens de qual instrumento usar para realizar a coleta de solo.

 

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ler, na hora de escolher o instrumento usado para a coleta de solo e definir a quantidade de adubo, calcário e gesso agrícola a ser aplicado teve influência no tipo de instrumento usado para coletar o solo.

Se você busca por qualidade a pá de corte é imbatível, porém mais demorado o tempo de coleta.

Agora, se você quer rapidez na coleta da análise de solo. O trado de rosca motorizado é a melhor opção. Sendo mais rápido e mais barato o seu uso.

Cada caso é um caso, pois a variáveis como o tempo disponível para a coleta de solo e o dinheiro disponível deve ser considerado tanto pelo técnico quanto pelo produtor rural para a escolha do amostrador de solo.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.


2 Comentários

  1. Não entendi da pá ser melhor o trabalho que dá não compensa. Melhor usar o trado mesmo com parafusadeira a bateria é muito mais rápido.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! De fato o trado de rosca com a parafusadeira é mais rápido. Porém, você deve ter cuidado para contaminar o solo entre as camadas coletadas. Além disso, a quantidade de terra retirada com trado de rosca é menor. Por isso, é recomendado fazer mais furos de coleta por amostragem de solo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato