Eficiência agronômica fertilizantes fosfatados

 

Qual a eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados?

Olá, pessoal!

Nós sabemos que o fósforo é um nutriente essencial pata as plantas e ao mesmo tempo temos uma baixa quantidade de fósforo no solo naturalmente.

Além, do baixo teor de fósforo no solo. Ainda, em solos topicais, ocorre o problema de fixação de fósforo no solo.

Em um solo natural principalmente os solos de cerrado, o produtor ao aplicar adubação fosfatada deverá atender não somente a demanda pela planta, mas também a demanda do solo por fósforo.

O resultado é uma grande quantidade aplicada de adubo fosfatado é uma baixa eficiência em absorção de fósforo pela planta, já que inicialmente o solo também é um competidor pelo fósforo.

Devido a esse problema, em atender a demanda tanto da planta quanto solo pelo fósforo é necessário fazer um planejamento de adubação fosfatada da área.

Dependendo do tipo de adubação fosfatada a medida que o tempo passa após a aplicação a tendência é de ocorrer uma fixação desse fósforo pelo solo e uma menor disponibilidade do fósforo aplicado para a planta.

Pesquisas mostram que é impossível atender toda a demanda de fósforo pelos solos tropicais principalmente os solos na região cerrados. Nesse momento, entra o planejamento técnico bem embasado cientificamente para proporcionar uma lucratividade para o produtor rural.

Para um planejamento eficiente da adubação na cultura agrícola, você deve saber as opções de adubo disponíveis no mercado. Dessa forma, você terá vantagem na escolha correta do adubo utilizado.

Sendo específico, no caso do adubo fosfatado merece uma atenção especial devido à grande variedade de fontes de adubo de acordo com o grau de solubilização do fósforo.

O grau de solubilização do fósforo apresenta uma ligação direta com a eficiência agronômica do adubo fosfatado. 

É importante, para o profissional, saber as diversas opções disponíveis no mercado de acordo com a eficiência agronômica. Acredite, você pode economizar com a adubação, por meio da alteração da fonte utilizada na lavoura.

Somente um profissional capacitado, consegue analisar a fonte mais adequada para a cultura implantada na área. Esse profissional capacitado deve levar em consideração alguns detalhes.

Entre os detalhes a ser considerado temos: o tipo de solo, a fertilidade do solo, o clima, o tipo de cultura agrícola e o principal, a eficiência agronômica do fertilizante. São esses pequenos detalhes, que fazem a diferença na escolha da fonte de adubo fosfatado, bem como para os outros nutrientes.

O tipo de solo

O tipo de solo está relacionado com a sua gênese, isto é, com a sua formação de origem. Sabemos que dependendo do tipo de rocha teremos um determinado solo com as suas devidas características.

Já é de conhecimento que ocorre uma interação entre adubação fosfatada e a disponibilidade de fósforo para a planta.

Por exemplo, um Nitossolo eutrófico comparado com o Neossolo Quartzarênico terá uma resposta diferente na solubilidade do adubo fosfatado e sua respectiva eficiência agronômica.

A diferente resposta que ocorre devido a diferentes tipos de solo está relacionada com o tipo de argila que esse solo possui, isto é, argila 2:1 ou 1:1 ou óxidos, a sua mineralogia e a capacidade que o solo tem em armazenar água. Todos esses fatores terão impacto direto eficiência Agronômica do adubo fosfatado.

Por isso, é fundamental você saber qual é o tipo de solo que você está manejando para escolher a fonte de adubo fosfatado correto Para atender a sua necessidade.

A fertilidade do solo

A fertilidade do solo também será um fator importante na escolha do tipo de adubo fosfatado a ser aplicado na área.

Por exemplo, um solo com baixa fertilidade natural é recomendado a elevação do teor de fósforo classificado como muito baixo e baixo para o teor médio, isto é, acima do nível crítico. Nesse caso, o adubo fosfatado a ser escolhido pode ser um fertilizante com menor grau de solubilidade.

A decisão irá depender do planejamento técnico de um profissional capacitado juntamente com o produtor rural.

Por outro lado, um solo com uma alta fertilidade, em que os teores de fósforo são classificados como adequado e alto.  A dose recomendada neste caso de fertilizante fosfatado será apenas para o fornecimento a planta.

Isso significa que a quantidade a ser aplicada de adubo será bem menor do que um solo com baixa fertilidade. Também, de acordo com o planejamento da consultoria pode ser utilizado adubos com maior ou menor grau de solubilidade.

O clima

O clima também tem papel direto na eficiência no adubo fosfatado, uma vez que nos anos que chovem pouco a tendência de eficiência deve ser menor do que anos normais, em que ocorre chuvas abundantes e bem distribuídas durante todo o ciclo da cultura.

Cultura agrícola

Se a cultura agrícola que o produtor rural for plantar tiver alto valor agregado. Pode-se escolher no mercado opções de fertilizantes fosfatados com maior grau de solubilidade e maior eficiência agronômica. Pois, a rentabilidade é maior e com isso é possível realizar o investimento em fertilizantes mais caro.

Como exemplo de cultura agrícola com alto valor agregado temos as frutas de um modo em geral e hortaliças.

Agora, se o produtor trabalho com a cultura agrícola com baixo valor agregado para tornar viável a atividade é recomendada trabalhar com fertilizante fosfatado com menor grau de solubilidade. Lembrando que cada caso é um caso.

Nesse caso, da cultura agrícola com baixo valor agregado podemos citar pastagem e a silvicultura (eucalipto, pinos). E, pelo fato de ser espécies perenes, dessa forma o fósforo pode ser fornecido a planta por longo período.

 

Grau de solubilidade dos fertilizantes fosfatados

Essa deve ser a primeira variável considerada, a solubilidade do fertilizante fosfatado. A solubilidade é variável de acordo com o extrator:  solubilidade em água, solubilidade em citrato neutro de amônio e em ácido cítrico.

E o extrator está relacionado com o tipo de adubo fosfatado, isto é, de acordo com o grau de solubilidade estabelecido pela legislação brasileira.

Quando você escolher a fonte de adubo fosfatada, você não deve esquecer da solubilidade dessa fonte. A principal variável, a solubilidade, é essencial para escolha correta da fonte de adubo.

Lembrando que no processo de fabricação de adubos fosfatados a matéria-prima original é a rocha. Dependendo do tipo de rocha, se é de origem sedimentar ou vulcânica teremos uma maior e menor concentração em sua composição com fósforo. Além do tipo de rocha outro fator que irá influenciar no grau de solubilidade do adubo fosfatado é o processo de fabricação.

Processos industriais mais sofisticados irão tornar a rocha em um adubo com maior grau de solubilidade de fósforo. Porém, o custo de produção desse adubo é maior.

Por outro lado, processos industriais mais simples irão produzir um adubo fosfatado com menor grau de solubilidade. Como exemplo temos os fosfatos naturais nacionais.

Abaixo, fiz um resumo das principais fontes de adubos fosfatados e suas respectivas solubilidades.

O primeiro grupo, composto por superfosfato simples e triplo, o MAP, DAP e alguns fertilizantes que contêm no mesmo grânulo N, P, K.

Tem como característica, uma de solubilidade do total em fósforo maior de 90% solúvel em água. O resultado dessa alta solubilidade em água, é a dissolução rápida no solo e a absorção eficiente pela planta.

No segundo grupo, temos as rochas fosfatadas nacionais. Em que, o fosfato foi parcialmente acidulado. A solubilidade desse grupo é 45% do fósforo total em citrato neutro de amônio mais água. Assim, o segundo grupo é caracterizado por média solubilidade em água e em citrato neutro de amônio.

O terceiro grupo, de fertilizantes fosfatados estão o termofosfato e fosfato bicálcio. A característica de solubilidade desse grupo consiste em ser insolúvel em água, e com 90% de solubilidade em citrato neutro de amônio e ácido cítrico. Assim, o terceiro grupo é caracterizado por ser insolúvel em água e altamente solúvel em citrato neutro de amônio e ácido cítrico.

O quarto grupo, de fertilizantes fosfatados estão os fosfatos naturais de alta reatividade, por exemplo: o Gafsa, Carolina do Norte, Daoui e Arad. A característica de solubilidade desse grupo é insolúvel em água, e com 32% de solubilidade em ácido cítrico. Assim, o quarto grupo é caracterizado por ser insolúvel em água e com média solubilidade em ácido cítrico.

E o último grupo, de fertilizantes fosfatados estão os fosfatos naturais do Brasil, por exemplo: o fosfato de Catalão, o de Araxá, o de Patos de Minas. A característica de solubilidade desse grupo é a insolubilidade em água e em ácido cítrico.

 

Eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados

A eficiência agronômica do fertilizante fosfatados, consiste em fornecer o fósforo para a planta, a fim de aumentar a produtividade por unidade de fósforo aplicado. Isto é, a relação entre quilo de fósforo aplicado via adubo, de uma determinada fonte de fertilizante, e quantos quilos foram produzidos.

 

Você sabe o que define a eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados?

A eficiência agronômica dos fertilizantes é definida pela solubilidade em diferente tipo de extrator como a: água ou a solubilidade em citrato neutro de amônio ou em ácido cítrico. 

Quando você conhece a solubilidade do fertilizante, automaticamente você sabe a sua eficiência agronômica, simples assim.

De acordo com o tópico anterior, sobre solubilidade, você viu que podemos classificar as fontes de fertilizantes fosfatados de acordo com os seis grupos.

Na sequência da classificação abaixo, vamos iniciar pelos grupos de classificação com maior solubilidade do fósforo  e consequentemente o mais eficiente agronomicamente para o grupo de fertilizantes com menor solubilidade de fósforo.

Grupo 1- superfosfato simples e triplo, o MAP, DAP e alguns fertilizantes que contêm no mesmo grânulo N, P, K;

Grupo 2- rochas fosfatadas nacionais parcialmente acidulado;

Grupo 3- termofosfato e fosfato bicálcio;

Grupo 4- fosfatos naturais de alta reatividade, Gafsa, Carolina do Norte, Daoui e Arad;

Grupo 5- fosfatos naturais do Brasil, fosfato de Catalão, Araxá, Patos de Minas.

Forma de aplicação do adubo fosfatado

Os adubos fosfatados podem ser aplicados de duas formas. A primeira forma é quando o adubo é aplicado a lanço e a segunda forma é a aplicação do adubo na linha de plantio ou conhecida como aplicação no sulco.

A aplicação a lanço do adubo fosfatado é recomendada para o solo que apresenta um baixo ou muito baixo teor de fósforo na análise de solo. Com o objetivo de fazer a correção total da área em relação ao teor de fósforo do solo.

Nesse caso, a adubação fosfatada aplicado a lanço terá como objetivo o uso de adubos com baixa, média ou alta solubilidade.

A definição de qual tipo de adubo fosfatado usar, será a critério do técnico e do produtor rural de acordo com o seu programa de adubação.

Pesquisas recentes têm mostrado que adubação fosfatada a lanço em áreas antigas, isto é, classificadas como alta fertilidade, não tem causado prejuízo a produtividade da lavoura e a fertilidade do solo. Mas, isso não é consenso entre os pesquisadores da área de solos. Deve ter cautela com este novo processo.

A aplicação do adubo fosfatado na linha de plantio é usada na adubação de manutenção. Dessa forma, todos os anos deverá ser realizada essa adubação com o fosfato.

O fato do fósforo ser um elemento imóvel no solo, isto é, sua mobilidade no solo é de aproximadamente 2 mm de distância. É necessário colocar o adubo fosfatado o mais próximo possível da raiz da planta, a fim de que a planta possa realizar absorção de fósforo do adubo com sucesso.

Épocas para a aplicação dos adubos fosfatados

A época de aplicação do adubo fosfatado depende da forma de aplicação e da fonte de adubos fosfatado.

Podemos dividir a época de aplicação em três momentos sendo primeiro momento na época antes de realizar o plantio, o segundo momento ocorre durante o plantio da cultura e o terceiro momento ocorre após a implantação da cultura.

Efeito do pH do solo nos adubos fosfatados

O ph do solo tem uma grande influência na disponibilidade de nutrientes do solo para a planta.

Com relação ao fósforo, você deve estar atento a qual fonte de adubo escolher também considerando o pH atual do solo.

Um solo com pH ácido é recomendado a aplicação do adubo fosfatado com menor grau de solubilidade. Pois, nesse caso o pH do solo irá ajudar na liberação de fósforo presente no adubo e com isso aumentado a eficiência dos adubos com menor solubilidade na correção do teor de fósforo no solo.

Em áreas onde já foi realizada a calagem, é recomendado o uso de fontes de adubos fosfatado com maior grau de solubilidade. O objetivo é aumentar a quantidade do fósforo do adubo para a planta.

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, a solubilidade e a eficiência agronômica de um fertilizante fosfatado são essenciais para reduzir custo e aumentar a produtividade da lavoura.

Cada produtor rural com o seu técnico deverá planejar de acordo com as diversas opções de fertilizantes disponibilizado pelo mercado.

Lembre-se apesar da pesquisa ter avançado nessa área, ainda os resultados podem ser diferentes. pois estamos trabalhando em uma área que a parte biológica interfere bastante nos resultados. Ou seja, não há ciência exata.

Por isso, tenha cautela ao fazer o planejamento da adubação fosfatada da área. Fazendo sempre testes em pequenas áreas, de preferência, com uma robusta análise estatística para provar de fato qual o melhor tratamento para o seu caso.

Dá trabalho fazer um planejamento de adubação fosfatada, mas o retorno financeiro compensa.

Se tiver dúvida, participe nos comentários. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato