Aumento produtividade gesso agricola

 

O que fazer para manter/ aumentar a produtividade em períodos de estiagem? Utilize gesso agrícola.



Olá, pessoal!

Antes de responder à pergunta, vamos entender sobre o gesso agrícola.
O gesso tem em sua composição o sulfato de cálcio, com concentração de aproximadamente 18% de cálcio e 5% de enxofre.

Dessa forma, o gesso agrícola fornece enxofre na forma de sulfato (SO2-4),ou seja, na forma mineral que a planta absorve e fornece o Cálcio.

Geralmente o gesso agrícola tem uma coloração amarelada conforme você pode observar na foto.

O gesso agrícola tem uma textura classificado como farelado, isto quer dizer que o tamanho dos grânulos são desuniformes com semelhança de ser pó.

Como é produzido o gesso agrícola?

O gesso agrícola (sulfato de cálcio) é feito a partir da produção de adubos fosfatados. Ao aplicar ácido sulfúrico na rocha fosfatada é gerado um subproduto chamado gesso agrícola.

Por isso, a localização das fábricas de adubos fosfatados tem um impacto direto no custo de aquisição do gesso agrícola pelo produtor rural.

Já que, o frete do gesso agrícola terá como referência a fábrica de adubo fosfatado, onde o gesso agrícola é produzido. Por isso, quanto mais longe a fazenda está da fábrica de adubo fosfatado maior será a tendência do preço do frete do gesso agrícola aumentar para o produtor rural.

Gesso agrícola não é corretivo do solo e sim condicionador do solo

Muitas pessoas acham que o gesso agrícola é um corretivo do solo, isto é, tem a capacidade de corrigir o pH do solo da mesma forma que o calcário faz.

Porém, o gesso comparado com o calcário não tem o efeito de corrigir o pH do solo. Pois, quando o gesso é aplicado em sua composição química temos o CaSO2-4, pelo fato do ânion SO2-4, ser muito fraco, não irá corrigir a acidez do solo, deslocando o íon H+ dos colóides do solo, ou seja, não altera o pH do solo.

Já, o calcário por ter em sua composição o carbonato de cálcio CaCO3, o carbonato tem a força de remover o íon H+ dos colóides do solo e com isso corrigir o pH do solo.

Com relação ao fornecimento de Cálcio e remoção do Alumínio tóxico paras as plantas do solo, tanto o Gesso Agrícola quanto o Calcário têm como característica esse efeito no solo quando aplicado.

Recomendação para a aplicação de gesso agrícola

A recomendação é para aplicar na camada subsuperficial (20 a 40 cm) de profundidade ou mais, desde que os teores de Alumínio e Cálcio estejam baixos de acordo com a análise de solo.

Existem várias metodologias de recomendação de gesso agrícola na literatura/ pesquisa. Mas, para saber a quantidade de gesso agrícola a ser aplicado, pesquise o Boletim Técnico de Recomendação de Adubação do seu Estado.

O objetivo ao aplicar o Gesso Agrícola é para melhorar a camada subsuperficial (20 a 40 cm) ou mais, e fornecer cálcio e retirar o alumínio tóxico da área da zona radicular.

Destaco o fornecimento de Ca em profundidade do perfil do solo, pois o Cálcio é o responsável no estímulo para o crescimento da raiz da planta.

Diversos trabalhos de pesquisa mostram a importância de ter bons teores de cálcio no solo em profundidade. Pois, se tiver cálcio disponível para a planta absorver na região solo mais profunda, o cálcio tem o papel de estimular essa exploração por parte das raízes no solo.

Com relação ao alumínio tóxico, este artigo, mostrou o quanto a saturação por alumínio em subsuperfície foi reduzida com a utilização do gesso e calcário, em um Cambissolo Húmico Alumínico típico, desde que incorporado no solo.

Importante destacar que nesta pesquisa foi utilizado a correção de um solo que tem em sua gênese o alumínio. Apesar, dessa característica negativa para o crescimento das plantas o gesso juntamente com o calcário conseguiu neutralizar o alumínio tóxico para as plantas e promover um ganho de produtividade para a cultura agrícola.

Forma de aplicação do gesso agrícola

O gesso agrícola é muito móvel no solo, por isso não é necessário fazer a incorporação do gesso agrícola no solo com o uso de grade aradora ou arado de disco. O fato de não ter que incorporar o gesso agrícola com arado gera economia para o produtor rural.

Em áreas novas de plantio, é recomendado aplicar primeiro o calcário agrícola e fazer a sua incorporação no solo com uso de grade aradora. E após um tempo da aplicação do calcário você pode fazer aplicação de gesso agrícola na área, mas sem a incorporação ao solo.

Já, em áreas consolidadas de plantio pode aplicar o calcário e o gesso agrícola ao mesmo tempo, já que esta área está consolidada em sua fertilidade do solo. Inclusive, o mercado criou um produto que a sua composição é constituída de calcário e gesso agrícola tem um só produto. O objetivo é fornecer os dois suplementos ao mesmo tempo e com isso reduzir custos de aplicação de frete para o produtor rural.

Uniformidade do crescimento da raiz em profundidade no perfil do solo com gesso agrícola

Veja esta Circular Técnica da EMBRAPA, em que nas áreas sem a aplicação de gesso, a planta de milho concentra 61% da raiz até 15 cm de profundidade.

Por outro lado, áreas com a aplicação de gesso a planta de milho concentra apenas 30% da raiz até 15 cm de profundidade. Chegando até a 75 cm de profundidade.

O que podemos concluir com esse estudo da Embrapa?

Podemos concluir que em anos mais secos, principalmente, quando ocorre o veranico, isto é, períodos de estiagem depois do plantio da cultura agrícola. Nas áreas onde receberam o gesso agrícola, as plantas têm uma maior concentração de raiz em profundidade no solo.

Nós sabemos que o solo seca da superfície e em seguida seca em profundidade. Pelo fato das raízes estarem em profundidade no solo, as plantas demoraram a sentir o estresse hídrico, pois tem uma maior quantidade de água disponível para absorver e por isso produzem mais.

Por outro lado, nas áreas que não foram aplicado o gesso agrícola, as plantas por terem uma maior concentração de raiz na superfície do solo irão ter problema com o estresse hídrico e com isso a produtividade será menor.

Eu vou te apresentar algo novo. Provavelmente você nunca viu algo parecido. Por isso eu sugiro atenção.

Uma pesquisa do Boletim CESB, mostrou que para obter um crescimento normal das raízes em plantas de soja, e ao mesmo tempo altas produtividades (maior que 90 sacas/ ha).
O teor de cálcio deve estar acima de 8 mmol/dm³ ou 0,8 cmol/dm³ nas profundidades entre 40cm a 100cm do solo.

Nesse mesmo boletim, destaca um estudo realizado por Righes (1980) em que mostrou que a água absorvida pela cultura da soja ocorreu da seguinte forma.

Na camada de 0 a 30cm de profundidade do solo, essa camada forneceu apenas 18% de toda a água absorvida pela cultura de soja.

E o restante, ou seja, 82% de toda a água absorvida pela cultura da soja ocorreu na camada entre 30 a 150 cm de profundidade do solo.

Esse é o diferencial para a boa produtividade de qualquer cultura, ainda mais se considerarmos que a distribuição pluviométrica ao longo da safra não é uniforme.

Este estudo mostrou que a maior parte da água absorvida está disponível na camada subsuperficial do solo. para que a planta possa absorver toda essa água disponível e produzir bem é necessário que nesta camada de solo não tenha alumínio e ao mesmo tempo tenho uma boa quantidade de cálcio. Para isto, basta ocorrer o fornecimento de gesso agrícola.

Tenho visto nesses últimos anos, além do tradicional veranico, tem ocorrido uma maior precipitação de chuva de forma mal distribuída. Em um ano chove muito no início do plantio e principalmente durante a fase reprodutiva falta chuva. Em outros anos chove pouco assim que ocorre o plantio e chove muito na época da colheita.

O clima não está no controle do produtor rural, mas estratégias como o uso do gesso agrícola para melhorar o solo em profundidade e proporcionar que a planta possa absorver essa água é uma tecnologia disponível ao produtor rural.

E qual a alternativa que o produtor tem para lidar com isso?

Ter um solo corrigido em subsuperfície, para proporcionar um ambiente adequado para a planta resistir à essas variações de precipitação.

Uma planta em que a raiz, tem uma maior capacidade de explorar um volume maior de solo, é o diferencial do manejo do solo eficiente.

Esse outro artigo mostrou entre as diversas classes de solos à combinação entre calcário e gesso no aumento da produção de soja.

O pessoal, sempre costuma perguntar.
Quando o gesso for aplicado, o potássio e o magnésio não serão lixiviados da camada superficial?

Não serão. Pesquisas mostram, que se a aplicação do gesso for na dose correta, levando em consideração a textura do solo. Não haverá problema.

Em média o efeito residual do gesso varia de 5 a 15 anos, dependendo do tipo de solo. Isto é, dependendo da capacidade tampão deste solo. Sendo mais específico dependendo da CTC a pH 7 do solo. Lembrando que quanto maior a capacidade tampão de um solo maior será o tempo que este solo será fértil.

Se o produtor, aplicar o gesso corretamente ele pode comprar adubos mais concentrados para o plantio, em razão, do Enxofre ter sido fornecido pelo gesso.

Com relação ao fornecimento de enxofre, geralmente o gesso agrícola é a fonte mais barata de enxofre quando comparado com outras fontes de fertilizantes que fornecem enxofre.

Entre os fertilizantes que fornecem enxofre que temos o superfosfato simples, o sulfato de amônio, o sulfato de cálcio entre outras fontes.

Para confirmar que o gesso agrícola é a fonte mais barata no fornecimento de enxofre é recomendado você fazer uma cotação do preço dos fertilizantes na sua região. Pois, o preço do frete tem um grande impacto no preço final do nutriente colocado na fazenda.

Essa estratégia, geralmente, tem proporcionado muita economia no fornecimento de enxofre.

A importância do enxofre na nutrição de plantas

O enxofre é um elemento importante na nutrição de plantas principalmente nas culturas.

De acordo com a tabela abaixo, observe que o enxofre é um nutriente mais exigido pela planta do que o fósforo nas culturas de arroz, soja e cana.

A falta de enxofre irá causar uma menor produtividade na cultura. Assim, o enxofre será o nutriente limitante para atingir boas produtividades.


Sinergismo entre enxofre e nitrogênio

A pesquisa já mostrou em vários trabalhos a importância que tem o enxofre na absorção do nitrogênio pela planta.

Esse nitrogênio absorvido pela planta pode ser por meio do uso de bactérias fixadoras de nitrogênio conhecidas como rizóbium muito usadas em culturas leguminosas como o feijão e a soja e pelo nitrogênio fornecido por meio de fertilizantes industriais como à ureia.

Independente da fonte de nitrogênio utilizado pelo produtor rural se o teor de enxofre no solo não estiver adequado. A falta de enxofre irá reduzir absorção de nitrogênio pela planta. Por isso, você deve ficar atento com teor de enxofre disponível no solo e fazer a sua adubação adequada.

Outro ponto importante é que pelo fato no enxofre ser móvel no solo é interessante fazer a análise de solo na camada de 0 a 20 cm de profundidade e na camada de 20 a 40 cm de profundidade.

Dessa forma, o teor de enxofre nas duas camadas terá maior consistência no planejamento da sua adubação com enxofre.

Outra opção de adubação que você poderá levar em conta e o fornecimento do nitrogênio e do enxofre no mesmo fertilizante. Como um exemplo temos o sulfato de amônio dependo do frete e cultura agrícola a ser cultivada, o sulfato de amônio pode ser uma opção interessante.

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, o gesso agrícola é uma excelente opção para a redução de custo e aumentar a produtividade da lavoura.

Para ter certeza do custo-benefício do uso do Gesso Agrícola cada produtor rural com o seu técnico deverá planejar de acordo com as diversas opções de fertilizantes com enxofre disponibilizado pelo mercado.

Lembre-se apesar da pesquisa ter avançado nessa área, ainda os resultados podem ser diferentes. Pois estamos trabalhando em uma área que a parte biológica interfere bastante nos resultados. Ou seja, não há ciência exata.

Com relação ao aumento de área de solo explorado pelas raízes das plantas proporcionado pelo uso do gesso agrícola é realmente fantástico. O produtor consegue perceber essa diferença na produtividade nos anos de veranico, já que as áreas que foram usadas o gesso agrícola tende a responder com maior produtividade da cultura.

Outro ponto importante é o sinergismo entre o nitrogênio e o enxofre. Uma vez que o enxofre tende a aumentar a eficiência na absorção de nitrogênio pela planta. É importante fazer a análise de solo e foliar e comparar o quanto é a diferença da produtividade em áreas com deficiência de enxofre com as áreas onde o teor de enxofre está adequado.

Verifique se houve diferença significativa entre os tratamentos e tire a sua conclusão. Inclusive, poder fazer uma pesquisa com as diversas fontes de adubos com enxofre e verificar qual fonte foi a mais eficiente no fornecimento de enxofre e o seu custo-benefício.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato