Como controlar o escorrimento superficial do solo? Use o embaciamento
Olá pessoal!
A bacia de captação tem como objetivo o armazenamento de águas pluviais, proveniente de estradas e carreadores.
A água armazenada na bacia irá infiltrar lentamente no solo de modo a recarregar o lençol freático da propriedade.
Para a bacia de captação receber a água as estradas, deve ser implantado a lombada. A lombada tem a função de reduzir o comprimento de rampa, e desse modo a água interceptada pela lombada deverá ter um destino, no caso a bacia de captação.
Qual estrutura é mais vantajosa, a bacia de captação ou o terraço?
A construção e a manutenção do terraço são mais barato quando comparado a bacia de captação, além disso o terraço tem uma maior capacidade de retenção de água. Atualmente a bacia de captação é construída, quando a implantação do terraço tem dificuldade e fica mais onerosa.
Outra aplicação em propriedade rural com o embaciamento: Projeto Barraginha
O projeto barraginha intercepta a água da chuva distribuindo em vários minis açudes na propriedade, de modo que cada um retenha a água da enxurrada.
O objetivo do projeto barraginha é além de interceptar a água da chuva e aumentar o nível do lençol freático da propriedade. O resultado será o fornecimento de água para as nascentes, cacimbas e córregos.
Além disso, ao redor de cada barraginha distribuídas na propriedade, terá uma área úmida sendo ideal para o cultivo de lavouras isoladas.
E dessa forma, a barraginha pode ser utilizada pelo agricultor como fonte de renda. Por exemplo com a implantação do projeto barraginha na propriedade, o produtor rural pode cultivar a área ao redor da barraginha chamada de franja, durante boa parte do ano.
Também é possível a criação de peixe na barraginha, claro, deve ser analisado a qualidade da água antes.
Outra forma de utilizar a água da barraginha, é como fonte de água para o gado, já que é proibido o gado beber água direto no rio. Sabemos que o gado ao beber água no rio causa erosão, aumenta o assoreamento e contamina a água com coliformes fecais.
Realmente o projeto barraginha tem muitas vantagens para o produtor rural, o que mais chama atenção são os relatos dos produtores em que o projeto foi instalado. Segundo relatos, o nível da água no período da seca aumentou, em razão das nascentes terem mais água.
Propriedades ruins de água, após a implantação de várias barraginhas na propriedade tem água em abundância.
Você profissional, consultor das ciências agrária, nas propriedades rurais que prestam consultoria.
Tem adotado o embaciamento ou o projeto barraginha, para evitar o escorrimento superficial do solo e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade de água no período seco?
Deixe sua resposta nos comentários.