Guia Completo do Calcário Agrícola
Bem-vindo à sua jornada de aprendizado sobre calcário agrícola!
Você aproveitará ao máximo este guia, se o seu desejo de aprender sobre calcário agrícola, for excedido apenas pela sua vontade de aprender os conceitos.
Este guia foi desenvolvido para tirar as principais dúvidas sobre calcário agrícola, por meio de perguntas.
Explore as perguntas abaixo:
1.O que é calcário agrícola?
O calcário agrícola é um produto gerado da moagem de uma rocha, que pertence ao grupo sedimentar, conhecido como rocha calcária. A rocha calcária sedimentar tem uma dureza classificada como mole ou macia.
2.Qual a composição do calcário agrícola?
A composição do calcário agrícola é por carbonato de cálcio - CaCO3 e carbonato de magnésio - MgCO3. De acordo com o teor de MgCO3 temos o:
- Calcário Calcítico: 0 à 5% de MgCO3;
- Calcário Magnesiano: 6 à 12% de MgCO3;
- Calcário Dolomítico: maior que 12% de MgCO3.
3.Qual a função do calcário agrícola no solo?
A função do calcário agrícola é aumentar o pH do solo e assim corrigir a acidez: por meio do fornecimento de carbonato de cálcio - CaCO3 e carbonato de magnésio - MgCO3 do calcário. E o resultado é uma maior eficiência da adubação com NPK e micronutrientes e fornecimento de nutrientes para planta.
Observe na figura abaixo, o pH ideal para disponibilidade de nutrientes para a planta.
4.O que é (PN) poder de neutralização do calcário agrícola?
O PN do calcário agrícola é a medida da capacidade de neutralização de ácidos comparando com o teor de carbonato de cálcio puro, ao qual se atribui um valor de 100%. Na prática o PN determina a qualidade do calcário, já que o PN tem impacto direto no PRNT do calcário agrícola.
5.O que é PRNT do calcário agrícola?
O poder relativo de neutralização total (PRNT) é a medida de acordo com o (RE) Reatividade e o (PN) poder de neutralização do calcário agrícola.
O PRNT significa a quantidade de calcário que irá reagir em 3 meses após a aplicação desde que chova.
Quanto maior o PRNT, menor será a quantidade de calcário a ser aplicada.
6.Quanto tempo leva o calcário agrícola para fazer efeito?
O tempo para o calcário fazer efeito no solo depende do PRNT e do PN.
Por exemplo, um calcário que tem PRNT: 80% e PN: 100%, isso significa que irá reagir 80% no solo em três meses e 20% deverá reagir após os três meses da aplicação, desde que tenha água no solo.
7.Como age o calcário no solo?
O calcário age no solo neutralizado a acidez, por meio do carbonato de cálcio- CaCO3 e carbonato de magnésio- MgCO3. Com isso o pH do solo ácido, torna pH básico disponibilizando mais nutrientes para as plantas.
8.Quantos tipos de calcário existe?
Existem três tipos de calcário, a saber:
- Calcário Calcítico: 0 à 5% de MgCO3;
- Calcário Magnesiano: 6 à 12% de MgCO3;
- Calcário Dolomítico: maior que 12% de MgCO3.
9.Qual a diferença entre o calcário calcítico e dolomítico?
A diferença entre o calcário calcítico e dolomítico é o teor de carbonato de magnésio - MgCO3. O calcário calcítico tem entre 0 à 5% de MgCO3, enquanto que o calcário dolomítico tem mais que 12% de MgCO3 na sua composição.
10.O que substitui o calcário agrícola?
Na substituição do calcário agrícola para neutralizar a acidez do solo, temos como opção: a cal virgem (CaO), a cal hidratada Ca(OH)2, escórias de siderurgia e o farelo de conchas. Essas opções têm quimicamente base forte, a fim de neutralizar a acidez do solo.
11.Qual a diferença entre o gesso e o calcário?
O gesso não neutraliza a acidez do solo, mas neutraliza o alumínio tóxico, fornece enxofre e cálcio em subsuperfície, isto é, entre 20-40cm de profundidade do solo. O calcário neutraliza a acidez do solo, aumenta o pH e fornece cálcio e magnésio para o solo.
12.Como se aplica o calcário no solo?
O calcário é aplicado no solo a lanço, em área pequenas de forma manual, e em áreas maiores com o equipamento chamado calcareadeira. Após, o calcário deve ser incorporado ao solo, seja com enxada ou com grade de arrasto, pelo fato do calcário ser imóvel no solo.
13.Qual tipo de calcário agrícola usar?
O tipo de calcário a ser usado, irá depender da análise de solo e da cultura a ser implantada na área. De modo em geral, quando o teor de magnésio for menor que 0,5 cmolc/dm3ou 50 mmolc/dm3, o recomendado é utilizar o calcário dolomítico.
14.Qual a diferença entre calcário agrícola e gesso?
A diferença entre calcário agrícola e gesso é que o calcário reduz a acidez do solo e o gesso não. Outra diferença é que o calcário é imóvel no solo, por isso a necessidade de incorporar com a grade, enquanto o gesso é móvel no solo, assim não precisa de incorporar.
15.A mistura industrial de calcário agrícola com gesso em um único produto, é bom?
Sim, é bom, pois além de fornecer o cálcio e magnésio, fornece também o enxofre. Assim, otimiza e simplifica a aplicação de uma vez só, otimiza a gestão logística, corrige a acidez do solo e neutraliza o alumínio tóxico em profundidade no solo.
16.O que é calcário calcinado de alta reatividade?
O calcário calcinado de alta reatividade é obtido industrialmente pela calcinação parcial do calcário. Pode ser do tipo: calcítico, magnesiano ou dolomítico. É um calcário que reage mais rápido no solo, pois o PRNT – Poder Relativo de Neutralização pode chegar até 137%.
17.O calcário calcinado de alta reatividade é mais móvel no solo do que o calcário agrícola comum?
O calcário calcinado só reage mais rápido no solo do que o calcário agrícola comum, devido ao alto PRNT – Poder Relativo de Neutralização que pode chegar até 137%. Isso não significa que é mais móvel no solo, ou seja, que não precisa de incorporação com a grade.
18.Qual calcário tem mais magnésio?
O calcário dolomítico tem mais magnésio entre todos os tipos de calcário agrícola, pois sua concentração tem que ser maior que 12% de MgCO3 em sua composição, de acordo com o estabelecido na legislação brasileira. É importante destacar que o teor de magnésio é independente do PRNT e da granulometria.
19.O que é calcário filler?
O calcário ultrafino conhecido como filler tem uma granulometria mais fina, com isso suas partículas devem passar 100% na peneira de 0,3 milímetros (nº50). Com isso a reação total aplicada ocorre em um tempo estimado entre 10 a 15 dias.
Pelo fato de ter uma granulometria ultrafina, o seu PRNT é mais alto, assim gasta menos calcário por hectare para corrigir o solo. Esse tipo de calcário não apresenta efeito residual.
20.Qual a vantagem do PRNT mais alto no calcário agrícola?
Um calcário com PRNT mais alto, tem a vantagem de reagir mais rápido e a quantidade a ser aplicada de calcário por hectare é menor do que um calcário com PRNT mais baixo. Além disso, o frete e o custo da aplicação serão menores com o uso de um calcário com PRNT mais alto.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o calcário agrícola, faça uma pergunta abaixo, vou te responder.