Controle escoamento solo faixa vegetacao

Controle do escorrimento superficial do solo. Faixas de vegetação 

Paisagem com faixa de vegetação


Olá, pessoal!

Nesse artigo, vou abordar sobre mais uma técnica para controlar o escorrimento superficial do solo, no caso por meio de faixas de vegetação permanente, ou cordões de vegetação permanente.

Esta técnica é muito eficiente para evitar os processos erosivos do solo e uma boa opção para produtores rurais, que querem aproveitar a área com o cultivo de culturas agrícolas, ao invés de construir terraços.

Ou dependendo da situação é possível plantar apenas a faixa de vegetação permanente, cada caso é um caso, o importante da técnica da faixa de vegetação permanente é que ao mesmo tempo em que ocorre o controle do escorrimento superficial do solo o que resulta em erosão trará benefícios financeiros ao produtor rural.

 

Escoamento superficial da água e do solo

Podemos definir o escoamento superficial como o caminhamento da água pela superfície do solo que ocorre de forma natural quando chove ou por meio da irrigação artificial.

Ao mesmo tempo, que ocorre o escoamento superficial da água, ocorre também o arrasto de partículas da camada superficial do solo.

O escoamento superficial da água torna-se um problema quando na área da fazenda começa a aparecer os processos erosivos do solo.

Para você entender melhor observe a figura abaixo, nota que as setas vermelhas indicam o escoamento superficial da água na área.

Pelo fato de não ter nenhum terraço ou faixa de vegetação implantada na área a tendência é de ocorrer o arraste de partículas do solo e com isso causar os processos erosivos. todo o solo dessa área será levado em direção a parte mais baixa do terreno, isto é, em direção ao rio.

O resultado será um prejuízo tanto para o fazendeiro quanto para o meio ambiente.

Um prejuízo para o fazendeiro pois o solo mais fértil está sendo levado embora de sua propriedade rural e um prejuízo para o meio ambiente, pois esse solo será transportado para a parte mais baixa da propriedade rural em que geralmente é um rio. Onde este rio será contaminado e terá o seu volume de água diminuído por causa do assoreamento.

Direção do fluxo de água no solo

Topografia do terreno a ser implantada as Faixas de vegetação

A topografia do terreno tem impacto direto no escoamento superficial da água e com isso no processo erosivo do solo.

Quanto maior a inclinação da área, mais rápido será o escoamento superficial,  maior o deslocamento de partículas do solo e consequentemente um maior processo erosivo.

Para você ter uma ideia, uma área considerada com topografia plana quando a sua declividade está entre 0 e 3%. isso significa que a cada 100 m percorridos irá abaixar 3 m de altitude.

Quando a declividade está entre 3 e 8%, a topografia é classificada como suave ondulado.

Uma declividade entre 8 e 20%, a topografia é classificada como ondulado.

A topografia ondulada é o limite máximo permitido para o cultivo de culturas agrícolas mecanizadas. Uma vez que declividade maior que a 20% tem um grande risco do trator e colhedeiras tombarem.

Abaixo, temos um mapa de declividade de uma propriedade rural. podemos observar que a declividade nesta área variou entre 0 e 18%.

Isso significa que toda área pode ser mecanizada, porém é necessário a implantação de terraço ou faixa de vegetação permanente para conservar o solo e evitar processos erosivos.

Atualmente, por meio de softwares de geoprocessamento é muito fácil e rápido fazer um mapa de declividade deu uma propriedade rural.

Existe diversos vídeos no YouTube que ensina a fazer esses mapas de declividade de uma área.

O ideal seria que toda fazenda tenha seu mapa de declividade, pois esse mapa ajuda a fazer o planejamento das atividades agropecuárias da propriedade rural.

Em áreas mais declivosas você pode fazer o plantio de culturas queiram proteger, mas o solo da erosão. como exemplo árvores de um modo em geral por meio da fruticultura e silvicultura e utilizar a pastagem.

Mapa de declividade do solo

Observe o tombamento de um trator/ colhedeira  se não for respeitado a declividade de trabalho em uma área com declividade superior a 20%.

Tem um terreno com declividade superior a 20% não é recomendado utilizar para agricultura, mas se for usar para agricultura que seja utilizado para animais cultivar/ arar a terra ou realizar o cultivo de forma manual.


Inclinação do terreno e tombamento do trator

Fonte: (UFRRJ)

Quanto mais íngreme for o terreno, maior será a necessidade de conservação desse solo por meio da implantação da faixa de vegetação.

 

Faixas de vegetação permanente

A técnica de faixas de vegetação permanente consiste em plantar em forma de fileiras plantas com ciclo perene e de crescimento denso.

O fato de ser plantas de ciclo perene como frutíferas ou eucalipto e de crescimento denso é para formar uma barreira física de proteção para o solo contra as gotas de água da chuva. E para retenção do escorrimento superficial da água e do solo.

A largura da faixa da vegetação permanente será de acordo com a espécie plantada. Por exemplo uma árvore terá uma largura maior na faixa de vegetação permanente do que um capim.

Veja o exemplo de plantio de faixa de vegetação.

Plantio de faixa de vegetação

Fonte: (EMBRAPA)

Outro exemplo do plantio de faixa de vegetação. Observe que a faixa de vegetação foi plantada em cima dos terraços. Com isso, esse produtor rural antes que teria uma área improdutiva apenas com a construção de terraços. Agora, por meio da faixa de vegetação implantada terá uma renda financeira.

 

Plantio de faixa de vegetação

Plantio de faixa de vegetação

Quais espécies podem ser utilizadas nas faixas de vegetação permanente?

Você pode plantar cana-de-açúcar, capim vetiver, capim gordura, capim elefante, bananeira, café, frutíferas, eucalipto, pinheiro, seringueira e outras culturas desde que seja perene, planta uma vez só que fica lá para sempre.

O importante é ter como características da espécie selecionada: um sistema radicular profundo, alta rusticidade e adaptabilidade a variadas condições de solo e clima.

E os espaços entre a faixa da vegetação permanente geralmente é ocupado por culturas anuais, como o plantio de grãos.

Quando o produtor optar pelo cultivo de árvores como exemplo temos o eucalipto ou espécies nativas como o baru e o cedro rosa tornando em um sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Do ponto de vista econômico é interessante o cultivo de outras espécies na área, pois garante uma maior estabilidade na renda do produtor a longo prazo.

Posso plantar a faixa da vegetação permanente em cima do terraço?

Pode sim, caso a área já tenha o terraço implantado, é recomendado a implantação em cima do terraço.

Já que o terraço foi construído em nível, isto é, em toda a extensão do terraço a altitude é a mesma e com a cultura implantada no terraço gerar aumentar mais a resistência para evitar a erosão do solo.

Outra vantagem de realizar o plantio na faixa de vegetação permanente em cima do terraço é ocupar uma menor área do talhão para trazer maior rendimento ao produtor rural.

Diversas pesquisas mostram quem interação entre espécies diferentes de culturas agrícolas promove o enriquecimento da biodiversidade com isso um aumento de produtividade da lavoura.

Sim relação ao preço pago ao produtor pelo seu produto agrícola, o monocultivos traz um grande risco para o produtor rural. como diz o ditado se colocar todos os ovos deu uma galinha o risco é grande.

Para evitar o monocultivo para o produtor rural terá diversos tipos de renda com a implantação da faixa de vegetação permanente. Basta variar o tipo de árvore que será plantada.

Para lembrar do que é o terraço, observe a figura abaixo. Um típico terraço de base larga.

Toda essa área destinada ao terraço pode se tornar produtiva por meio do plantio de espécies agrícolas usadas na faixa de vegetação permanente.

Um dos maiores impedimentos para os produtores rurais construírem terraço em suas áreas é o entendimento que quanto mais terraço tiver na propriedade rural menos área terá para plantar. Eles entendem que o terraço diminui a área de aproveitamento para o plantio. Para atender essa necessidade de desperdício de área é recomendado a faixa de vegetação permanente. 

Construção de terraço com trator

Fonte: (EMBRAPA)

Vantagens financeiras para o produtor rural ao implantar as faixas de vegetação permanente

O objetivo da técnica de faixa da vegetação permanente é a redução do escorrimento superficial do solo. E consequentemente manter a matriz do solo, juntamente com a camada mais rica do solo. E aproveitar a área onde está construída o terraço para se tornar produtivo.

Você sabe a que a camada mais fértil do solo, ou seja, a camada que tem mais nutrientes disponíveis para as plantas é aquela que está localizada na superfície, isto é, nos primeiros 10 cm de profundidade do solo.

Nos primeiros 10 cm de profundidade do solo é onde é aplicado todos os insumos agrícolas como adubo e calcário.

À medida que for aumentando a profundidade do solo, o solo irá ficar menos fértil em nutrientes para as plantas.

Observe figura abaixo, onde a camada de solo mais fértil está sendo perdida pelo processo erosivo do solo por falta da implantação deu uma faixa de vegetação ou de um terraço.

Fica claro com a foto que adubação realizada em anos anteriores foi perdida depois a camada fértil do solo foi removida em direção para o rio. É o que o pessoal chama de dar o tiro no pé.

Erosão laminar

Ocorre no início, bem imperceptível, mas à medida que o tempo passa e nenhuma providência for tomada, a erosão laminar torna uma erosão em sulco.

A erosão laminar é fácil de perceber no campo, observe que quando for erosão laminar só ocorrerá um deslocamento das partículas do solo você não encontrará buracos no solo.

Observe na foto, não existe nenhuma medida de controle para evitar o escoamento superficial da água e do solo, apenas o solo exposto, sem nenhum tipo de proteção.

Observe na foto, não existe nenhuma medida de controle para evitar o escoamento superficial da água e do solo.

Neste caso, temos um solo descoberto, isto é, sem a proteção de uma cobertura vegetal, além disso temos um solo com uma certa declividade, sem a presença de terraço e faixa de vegetação.

 Erosão laminar do solo

Erosão em sulco

Pelo fato de não ter sido controlado a erosão laminar, agora temos a presença na área da erosão em sulco. Uma erosão com maior profundidade no perfil do solo. Caso, a erosão em sulco não for controlada a tendência é de se tornar uma voçoroca.

Importante destacar que o processo erosivo não ocorre do dia para a noite leva anos para que a erosão laminar se torne uma erosão em sulco.

Perceba na foto que nenhuma medida não foi tomada um solo exposto, sem proteção de cobertura vegetal, e sem a presença de terraço e muito menos a presença da faixa de vegetação.

Mesmo em áreas consideradas planas com declividade variando entre 1 e 3% é recomendado tomar medidas preventivas para evitar a erosão do solo.

Erosão em sulco do solo

Fonte: (Wikipedia)

Na prática, na próxima safra o produtor rural terá que gastar mais dinheiro para recuperar a fertilidade do solo que foi perdida por não controlar os processos erosivos do solo.

Análise financeira da perda de solo por erosão

Um estudo, mostrou os prejuízos financeiros causados pelos processos erosivos e chegou à seguinte conclusão.

Quanto maior o controle dos processos erosivos do solo maior será o retorno econômico ao produtor rural.

Onde um solo sem nenhum controle da erosão e com isso perdas de nutrientes teve um custo de US$ 107,76 por ha/ ano e por outro lado um solo onde foi adotado medidas ara o controle da erosão o custo foi de US$ 18,15 por ha/ ano.

Isso significa, que é um produtor que não faz o uso da faixa de vegetação permanente e do terraço em sua área para o controle da erosão. Tem um custo aproximadamente 6 vezes maior com a aquisição de fertilizantes do que um produtor que faz o controle da erosão em sua propriedade rural. Por isso, controlar a erosão do solo é um bom negócio principalmente mantendo um solo coberto, com a presença de terraço e faixa de vegetação permanente.

Conclusão

Nesse artigo, como você pode ver, a importância de adotar a técnica de faixa da vegetação permanente para controlar o escorrimento superficial da água e do solo.

Para evitar consequentemente os processos erosivos e ao mesmo tempo preservar o solo.

O produtor rural tem inúmeras vantagens conforme vimos no artigo em fazer a utilização de medidas de controle os processos erosivos em sua propriedade rural.

O que chama atenção no uso da técnica da faixa de vegetação permanente para controlar o escoamento superficial da água e do solo é que esta área onde será implantada a faixa de vegetação será produtiva trazendo renda ao produtor rural.

A faixa de vegetação permanente além de proteger o solo contra erosão ao mesmo tempo diversifica as atividades agrícolas do produtor rural e promove a prática da agricultura conservacionista e sustentável.

E você, o que acha da técnica da faixa de vegetação permanente para ser utilizado no campo?

Na região em que você atua como os produtores rurais têm feito para controlar o escorrimento superficial do solo e com isso prevenir a erosão.

O que mais que você tem visto entre as técnicas de controle do escorrimento superficial do solo. Será que é a presença de terraço, manter o solo como a cobertura vegetal para a proteção ou a presença de faixas de vegetação permanente.

Se tiver dúvida, participe nos comentários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato